Volvo V40 Cross Country troca motor e câmbio

Modelo tem agora 145 cv, oito marchas e preço sugerido de R$ 145.990

Por REDAÇÃO AB
  • 24/07/2015 - 12:51
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • um minuto de leitura
    O Volvo V40 Cross Country recebeu o novo motor Drive E, um 2.0 turbo de quatro cilindros e 245 cavalos, 35 cv a mais que o anterior, de cinco cilindros. O preço do modelo parte agora de R$ 145.990, apenas 3,2% a mais do que o valor de lançamento do carro, em março do ano passado. O câmbio também mudou. Permanece automático, mas com oito em vez de seis velocidades e agora com aletas atrás do volante para trocas de marcha, indisponíveis na linha anterior. A tração continua 4x4 permanente.

    Segundo a Volvo, a aceleração de zero a 100 km/h baixou de 7,2 para 6,1 segundos e o carro está mais econômico, apesar do aumento de potência. O V40 Cross Country conta com função Eco+, que monitora o desempenho do veículo em diversas situações e atua de forma a reduzir o consumo.

    Quando acionado, aprimora a ação do sistema Start-Stop: desliga o motor antes da parada total do carro (abaixo dos 7 km/h) e desacopla a transmissão em velocidades acima dos 65 km/h, para melhor aproveitamento da energia cinética em descidas e em momentos de velocidade constante. Essa função ainda monitora e ajusta a rotação nas trocas de marcha e a atuação do acelerador para oferecer sempre eficiência em consumo de combustível.

    Entre outros itens o Cross Country também tem o HDC, recurso eletrônico que controla a velocidade nas descidas de baixa aderência, evitando escorregamentos e perda de controle. A direção tem assistência elétrica com três opções de configuração. O motorista escolhe entre uma condução mais suave em trechos urbanos ou um ajuste mais firme para a estrada.