Volvo vai produzir veículos com aço livre de combustíveis fósseis

Iniciativa será tomada em parceria com a sueca SSAB, que vai usar uma nova tecnologia para produzir o material

Por REDAÇÃO AB
  • 19/04/2021 - 16:48
  • | Atualizado há 2 months
  • um minuto de leitura
    O grupo Volvo e a SSAB, fabricante sueca de aços de alta resistência, fecharam um acordo de colaboração para pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização dos primeiros veículos do planeta construídos com componentes de aço que não tiveram qualquer uso de combustíveis fósseis em seus processos de fabricação.

    O aço livre de combustíveis fósseis da SSAB será produzido por meio de uma nova tecnologia, que utiliza eletricidade e hidrogênio livres de combustíveis fósseis – como o carvão – e que, com isso, resultará em um impacto climático muito menor do que o material convencional.

    A montadora declarou que planeja usar o novo aço inicialmente em veículos conceito e em máquinas ainda neste ano, na Euuropa. Além disso, o metal desenvolvido pela SSAB será utilizado como complemento para o aço tradicional usados nos caminhões, equipamentos de construção e outros produtos da marca. A partir de 2022, serão definidos os planos para disseminar o aço da SSAB com o seu uso em modelos de maior demanda. O setor considera que o aço produzido sem combustíveis fósseis deve atender a demanda que crescerá significativamente a longo prazo.

    “Estamos determinados a ser uma empresa neutra para o clima até 2050, alinhados ao Acordo de Paris. Isso significa que nossos veículos e máquinas estarão livres de emissões quando em operação, mas também que revisaremos os materiais, como o aço usado em nossos produtos e, gradualmente, mudaremos para alternativas livres de combustíveis fósseis. Este é um passo importante no caminho para transportes totalmente neutros para o clima”, afirmou Martin Lundstedt, presidente e CEO do grupo Volvo.

    “Estamos dando um salto gigantesco em direção a uma cadeia de valor totalmente livre de combustíveis fósseis até o cliente final”, declarou Martin Lindqvist, presidente e CEO da SSAB. “Estamos constantemente procurando como podemos nos tornar um fornecedor mais abrangente de aço isento de combustíveis fósseis para clientes e vemos uma nova revolução verde emergindo”, acrescentou.