VW mostra Up! e novo SUV no Salão do Automóvel

Taigun, SUV compacto em conceito que a VW poderá produzir no Brasil

Por PAULO RICARDO BRAGA, AB
  • 22/10/2012 - 14:48
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • 4 minutos de leitura
    A Volkswagen organizou o maior estande do Salão do Automóvel, com pouco mais de 5 mil m2, para ambientar veículos já bem conhecidos, lançamentos e conceitos, como o Taigun, um SUV compacto que poderá ser produzido no Brasil. Entre os modelos inéditos estão o Novo Gol de duas portas, o Beettle da nova geração, que aqui será chamado de Novo Fusca, o CC, com nova identidade, e a picape Amarok Canyon (ainda em fase de projeto). A marca promoverá uma série de atividades para conquistar a atenção do público, como o Espaço Mulher, Espaço Kids, Espaço Think Blue, shows e muitas ações de relacionamento.

    O Up!, já disponível no mercado europeu em duas e quatro portas, chegou timidamente ao salão, na forma de um GT, que mostra como um Up! mais potente pode ser (motor de até 100 cv), e de um buggy, feito em aço de alta tecnologia e baixo peso. Nada disso parece com os produtos da família Up! que serão montados na fábrica de Taubaté (SP), com motores fabricados na unidade de São Carlos (SP).

    A Volkswagen ainda não dá pista da configuração do Up! brasileiro e sequer formalizou a produção em Taubaté a partir de 2014, tida como certa no mercado. A empresa já promoveu a expansão das instalações de pintura para atender o novo veículo e trabalha agora nas linhas de manufatura e acabamento. Entrevistado por Automotive Business sobre a operação, o CEO do Grupo VW, Martin Winterkorn, desconversou sobre o assunto. Nada adiantou também sobre a possível montagem do Taigun no País para concorrer com Duster e Ecosport.

    ENTRETENIMENTO

    Sustentabilidade será o tema principal do Espaço Kids. No local, a Fundação Volkswagen, por meio do projeto Entre na Roda, oferecerá sessões para contar histórias relacionadas ao conceito Think Blue, iniciativa global da marca Volkswagen de criar soluções e produtos ecologicamente corretos.

    As crianças serão convidadas a fazer penteados especiais. Meninos poderão ter o look do jogador de futebol e embaixador da marca Volkswagen Neymar Jr., o famoso moicano. As meninas poderão fazer penteados com acessórios delicados e coloridos. No fim da ação, as crianças ganham uma camiseta verde e amarela com os logos da Volkswagen e da CBF, além do autógrafo impresso do craque Neymar Jr.

    No Espaço Think Blue o visitante participará de games, de uma experiência única no Globe, um equipamento esférico altamente tecnológico onde o usuário poderá assistir às iniciativas sustentáveis da Volkswagen.

    VEÍCULOS EM EXPOSIÇÃO

    O novo Gol em exposição ganhou mudanças estéticas e recursos que o tornam mais moderno para enfrentar a safra de lançamentos da concorrência no segmento mais disputado do mercado. A linha traz evolução nos motores de 1 litro e mais equipamentos de série, incluindo a BlueMotion Technology, que promete economia de 8% em relação ao antecessor.

    O Beetle mostra a nova cara no Salão, ganhando formas e o apelido do velho Fusca, mas com desempenho invejável, com motor 2.0 TSI com injeção direta de gasolina, 200 cv e transmissão DSG (Direct Shift Gearbox) de seis marchas e dupla embreagem. A nova versão faz 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos tem máxima de 210 km/h. Haverá uma versão mais esportiva, o Fusca R-Line.

    A Amarok, picape argentina já conhecida do público brasileiro, passa a contar com transmissão automática de oito marchas e tração 4x4 permanente, ABS offroad e bloqueio eletrônico do diferencial. A versão automática traz motor diesel biturbo de 180 cv. A versão Canyon traz cores exclusivas, pneus todo terreno 245/70 R17, lanternas traseiras escurecidas e proteção emborrachada nos para-lamas.

    Ao lado do Gol estarão o Voyage (equipado com motores 1.0l TEC, de até 76 cv, e 1.6 VHT de até 104 cv, com opção da transmissão automatizada I-Motion), Polo (motor 1.6 de 104 cavalos, com airbags dianteiros, freios ABS, sensor de estacionamento, ar-condicionado, com transmissão manual ou automatizada I-Motion), a versão local do Golf (motor 1.6 VHT de até 104 cv ou 2.0 de até 120 cv, com opção pela transmissão Tiptronic de seis marchas) e o Fox Blue Motion (motor 1.6 flex de até 104 cv, com carrocerias de duas e quatro portas).

    Os aventureiros da família Cross expostos são o Space Cross (motor 1.6 de até 104 cavalos e alternativa de transmissão automatizada I-Motion, suspensão elevada), Cross Fox (motor 1.6 VHT de até 104 cv, duplo airbag e freios ABS, transmissão I-Motion como opcional) e Saveiro Cross (para-choque dianteiro off road, faróis de neblina e de longo alcance, freios ABS e airbags frontais, ar condicionado).

    O cupê de quatro portas CC é uma das atrações principais. Chega redesenhado, com motor de seis cilindros e 300 cavalos, transmissão DSG de seis marchas e dupla embreagem e tração integral. Estará exposta também a versão CC R-Line.

    O conceito E-Bugster, criado sobre a plataforma do Beetle, tem propulsão elétrica de 85 kW, acelera de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos e garante emissão zero. A bateria é de lítio (28,3 kWh). Segundo o fabricante, a autonomia do veículo é de 180 km, dependendo das condições do tráfego. A função de carga rápida permite reabastecer em apenas 35 minutos em estações próprias. A carga pode ser feita também em tomada doméstica de 120 V.

    A Volkswagen assegura que o Cross Coupé é o utilitário esportivo mais eficiente do mundo. O protótipo, de 1.858 kg, pode percorrer 55,5 quilômetros com 1 litro de diesel graças ao funcionamento combinado de motor diesel e dois motores elétricos. Com 306 cv, transmissão de seis marchas DSG e dupla embreagem, o Cross Coupé chega a 220 km/h. Rodando apenas com motor elétrico a velocidade máxima é limitada a 120 km/h e a autonomia é de 45 quilômetros.

    Com motor a gasolina TSI de 150 cv e um elétrico de 20 kW, o sedã Jetta Hybrid faz de 0 a 100 km/h em menos de 9 segundos. O consumo alcança 19 quilômetros por litro em circuito combinado cidade/estrada, ou 20% menos combustível que um carro com potência equivalente de propulsão tradicional. A bateria com voltagem nominal de 220 V tem capacidade de 1,1 kWh. O Jetta Hybrid pesa apenas 100 kg a mais que a versão a gasolina mesmo com o sistema de baterias.

    A versão para o mercado brasileiro do Passat traz motor 2.0 com injeção direta de gasolina e turbo com 211 cv, junto com transmissão DSG de dupla embreagem. Entre os recursos eletrônicos, há detector de fadiga, Front Assist e função de frenagem de emergência urbana. A versão Passat Variant R-Line traz configuração familiar com porta-malas de 513 litros.

    O utilitário esportivo Tiguan combina motor 2.0 com injeção direta de gasolina e turbo de 200 cv e câmbio automático de seis marchas. A versão R-Line é mostrada pela primeira vez no Brasil durante o Salão do Automóvel.

    Maior utilitário esportivo da Volkswagen, o Touareg está equipado com propulsor V6 de 280 cv. A versão V8 oferece 360 cv. A transmissão é automática com oito marchas. A Volkswagen mostra também o Touareg R-Line.

    Assista abaixo a entrevista exclusiva a ABTV de Martin Winterkorn, presidente mundial do Grupo Volkswagen: