VWCO lança Volksbus 15.190 ODS para operações urbanas e fretamento

Modelo traz como principal destaque a suspensão pneumática integral e conta com motor MAN D08 dianteiro

Por REDAÇÃO AB
  • 27/07/2021 - 15:26
  • | Atualizado há 1 month
  • um minuto de leitura

    A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou na terça-feira, 27, que está ampliando sua gama de chassis para ônibus com o lançamento do modelo 15.190 ODS. Desenvolvido para operações nas grandes cidades em linhas distribuidoras e alimentadoras, o novo Volksbus também pode operar em serviços de fretamento em curtas e médias distâncias e é o único da categoria a contar com suspensão pneumática integral, novidade que, além de proporcionar maior conforto para motorista e passageiros, oferece custo-benefício mais vantajoso e manutenção simplificada, de acordo com a empresa.

    “O Volksbus 15.190 ODS é o resultado da proximidade com nossos clientes. Foi ouvindo os operadores de transporte das grandes cidades e mapeando as suas necessidades que desenvolvemos o mais novo chassi VW, que estreia no transporte urbano de passageiros para combinar a robustez reconhecida dos chassis Volkswagen ao conforto para os motoristas e passageiros”, declarou Jorge Carrer, diretor adjunto de vendas de ônibus da VW Caminhões e Ônibus.



    Além da suspensão pneumática – que conta com dois bolsões na dianteira e quatro na traseira, além de amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora –, o novo Volksbus 15.190 ODS vem com motor MAN D08, com 186 cavalos e 71,4 kgfm de torque que, de acordo com a montadora, é o mais silencioso do mercado. O câmbio manual ZF de seis marchas é acionado por cabos e possui auxílio pneumático, o que garante trocas leves e precisas. Com PBT de 15 toneladas, é indicado para receber carrocerias de até 11 metros de comprimento.