ZF mostra protótipo de airbag externo

Segundo a ZF, o sistema tem 150 milissegundos para decidir a deflagrar o airbag e insuflá-lo

Por REDAÇÃO AB
  • 05/06/2019 - 19:02
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
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    O alto risco decorrente de impactos laterais levou a ZF a desenvolver um protótipo de sistema de pré-colisão que utiliza um airbag lateral externo. A nova bolsa pode ser acionada em alguns milésimos de segundo antes da colisão.

    Segundo a ZF, a tecnologia cria uma área de absorção de impacto capaz de reduzir em até 40% a gravidade das lesões decorrentes de batidas na lateral do veículo.

    Para viabilizar os airbags externos, a ZF os interligou a sensores do veículo e desenvolveu algoritmos capazes de prever a iminência de uma colisão e decidir pelo acionamento ou não da nova bolsa. A empresa fez uma demonstração na Alemanha do protótipo.

    “Esse sistema pode reduzir significativamente a gravidade das lesões causadas por impactos laterais”, garante o chefe do departamento de sistemas de mobilidade segura da ZF, Uwe Class.



    Segundo a ZF, o maior desafio para o desenvolvimento desse sistema foi o de reconhecer de forma precisa uma colisão inevitável e assegurar o acionamento do airbag externo antes do choque. O sistema tem cerca de 150 milissegundos para tomar a decisão de acionar o airbag e insuflá-lo. Esse é o tempo que uma pessoa leva para piscar os olhos.

    Isso é possível por meio de câmeras conectadas, radar e Lidar (Light Detecting And Ranging). Os airbags externos têm entre 280 e 400 litros de capacidade, ou seja, são até oito vezes mais volumosos que um airbag para motorista. Eles se expandem para cima a partir da soleira lateral a fim de formar uma zona de deformação adicional na área da porta, entre as colunas A e C.

    As colisões laterais estão entre os tipos mais perigosos de acidentes de trânsito e causam por ano na Alemanha cerca de 700 mortes. O número corresponde a um terço das fatalidades registradas a cada ano nas estradas daquele país.