ZF produz nova caixa de 6 marchas em Sorocaba

Nova caixa tem aplicações para 3,5 ou 7 toneladas

Por REDAÇÃO AB
  • 07/06/2017 - 20:06
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • um minuto de leitura
    A ZF fez o lançamento mundial de uma transmissão manual de seis marchas para veículos comerciais leves. O modelo 6S-480 demandou uma nova linha de produção na fábrica de Sorocaba (SP). A caixa é uma evolução de modelos anteriores e tem como vantagem menor peso maior facilidade de engates. Os Iveco Daily, fabricados em Sete Lagoas (MG), serão os primeiros veículos no País a receber a novidade.

    Segundo a ZF, os novos sistemas de sincronização e trambulação resultam em maior precisão nas trocas de marcha. O escalonamento permite que o motor trabalhe em rotações mais baixas em sexta marcha, o que reduz o consumo de combustível.

    Ainda de acordo com a ZF, a transmissão é adequada para caminhões e micro-ônibus até sete toneladas, caminhonetes e vans até 3,5 toneladas. Seu desenvolvimento partiu da Alemanha e contou com o suporte das áreas de engenharia de aplicação, produto, projetos, manufatura e qualidade da divisão brasileira.

    A homologação exigiu testes em cidade, estrada e de bancada. A produção local se tornou possível pela implantação da nova linha e de equipamentos modernos na fábrica sorocabana.

    “A 6S-480 oferece uma série de benefícios relacionados a economia de combustível e produtividade”, afirma o diretor de vendas da empresa para a América do Sul, Sílvio Furtado. A 6S-480 tem capacidade de torque de entrada até 450 Nm para aplicações em caminhões e vans até sete toneladas e 480 Nm para caminhonetes de médio porte. Ela não substitui a 6S-450, apenas complementa o portfólio de soluções da ZF para essa faixa de aplicação em veículos comerciais leves.