ZF realiza seu 1º fórum de startups na Alemanha

Autônomo, elétrico e impressão parcial 3D: esta é a forma como a empresa norte-americana Local Motors apresentou seu ônibus urbano Olli na ZF Pitch Night

Por REDAÇÃO AB
  • 14/03/2017 - 13:17
  • | Atualizado há 2 months
  • um minuto de leitura
    A ZF realizou na última sexta-feira, 10, seu primeiro fórum de startups na Alemanha, o ZF Pitch Night, realizado na nova sede da empresa em Friedrichshafen. O encontro reuniu jovens especialistas de 57 companhias de 15 países, que apresentaram suas abordagens, modelos de negócio e projetos nos campos de condução autônoma, conectividade, inteligência artificial e robótica, entre outros temas. Para as ideias mais promissoras a ZF concedeu um projeto piloto digital ou a opção de um exclusivo encontro com a alta direção da companhia.

    “A ZF Pitch Night é uma possibilidade para trazer para dentro de casa a comunidade de startups digitais emergentes, criativas e internacionais”, explica o chefe de ecossistemas digitais & parceria estratégica, Malgorzata Wiklinska, que teve a ideia do evento. “Isso nos aproxima de companhias guiadas pela inovação que têm a capacidade de fornecer a inspiração crucial na importante área da mobilidade em rede. A paixão e o poder das equipes no lançamento nos impressionaram seriamente”.

    Em uma série de assuntos, as startups foram desafiadas a propor as suas ideias sobre problemas específicos no dia-a-dia ou suas soluções nas categorias de inteligência artificial e robótica, bem como condução autônoma e conectividade. Em apenas três ou quatro minutos, eles tiveram que apresentar os seus produtos de maneira convincente ao júri ZF formado pelo CEO, Stefan Sommer, o CDO, Mamatha Chamarthi, e o diretor da Zukunft Ventures, Torsten Gollewski. Entre os participantes estiveram a empresa especialista em conectividade Savari (EUA) e a empresa britânica FiveAI, que criou um nicho na fabricação de software baseado em inteligência artificial para veículos autônomos.

    Outros dois especialistas norte-americanos em novos conceitos de mobilidade, Local Motors e Auro, apresentaram um carro de direção autônoma para o transporte urbano. No seu discurso, o sócio-fundador da empresa internacional de capital de risco Projeto A, Uwe Horstmann, falou sobre como os empreendedores se destacam e melhoram o seu desempenho e como as startups podem se beneficiar da cooperação com investidores.

    “Os eventos como o ZF Pitch Night impulsionam a nossa colaboração aberta com a comunidade de startups e também podem ter um impacto positivo na nossa cultura corporativa”, disse Mamatha Chamarthi. “Levamos a digitalização a sério. Queremos projetar os nossos processos de desenvolvimento de forma que nos permitam criar novos estímulos ao cenário de startups digitais mais rapidamente e criar valor agregado para os nossos clientes através do upgrade dos nossos produtos e serviços”, completou.