Especial

40 anos da Volkswagen Caminhões e Ônibus






Em 2021 a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) completa 40 anos e a fábrica de Resende (RJ) chega aos 25 anos. Esta história admirável é contada nesta página especial de Automotive Business em formato multimídia, com reportagens e entrevistas em texto, audiotexto, vídeo e um podcast com Roberto Cortes, presidente da empresa e mais longevo líder em atividade na indústria automotiva brasileira.

Esta cobertura relata a trajetória bem-sucedida de um dos maiores fabricantes de veículos comerciais pesados do mundo, que nasceu no Brasil com marca internacional famosa, começou com apenas dois produtos em 1981 e chega a 2021 com quase trezentas versões e configurações de caminhões e ônibus. A série de reportagens aborda os primeiros anos da empresa, a evolução do inovador consórcio modular de produção, seus fornecedores, os investimentos bilionários de R$ 7,5 bilhões em 30 anos que alimentam o desenvolvimento de produtos nacionais, a internacionalização com exportações a mais de 30 países, além dos projetos pioneiros do caminhão elétrico e-Delivery e do ônibus híbrido Volksbus e-Flex, os primeiros modelos eletrificados desenvolvidos e produzidos no Brasil.

Boa leitura!






Podcast | Roberto Cortes

O presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus fala sobre os vários capítulos que contam as quatro décadas de história da empresa que dirige, os primeiro produtos de uma marca internacional com matriz no Brasil, a produção com a Ford na Autolatina, a engenharia nacional, o projeto da fábrica de Resende (RJ) e a arquitetura do Consórcio Modular que ele ajudou a construir, a evolução dos veículos, a aquisição pela MAN e o ressurgimento da VWCO no Grupo Traton, os ciclos de investimentos bilionários, o lançamento do primeiro caminhão elétrico projetado no Brasil, o e-Delivery, e o futuro de um dos maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo. Tudo isso você poderá ouvir neste podcast gravado recentemente.