Automotive Business
  
ABLive

Inovação

Ver mais notícias
ZF apresenta novo middleware para veículos

Tecnologia | 17/12/2020 | 19h21

ZF apresenta novo middleware para veículos

Plataforma funciona como mediador entre o sistema operacional de um computador veicular e seus softwares de aplicativos

REDAÇÃO AB

A ZF se antecipa à CES 2021 e apresenta seu novo middleware para veículos, uma plataforma que funciona como um mediador entre o sistema operacional do computador veicular e seus softwares de aplicativos. Segundo a empresa, seu desenvolvimento é altamente conectado ao desenvolvimento de softwares de aplicativos para domínios de mobilidade como direção automatizada, segurança integrada, controle de movimento de veículos e mobilidade elétrica e estará disponível em larga escala a partir de 2024.

“O novo middleware ZF sustenta a afirmação da empresa em ser um dos fornecedores líderes mundiais de sistemas para o carro definido por software do futuro”, disse Dirk Walliser, vice-presidente sênior de P&D, inovação e tecnologia. “Nossos clientes se beneficiam de processos de desenvolvimento acelerados e complexidade reduzida significativamente ao integrar hardware e software. Ao longo da vida útil do veículo, as funções podem ser atualizadas ou oferecidas adicionalmente sob demanda”, completa.

Por ser um conector para os aplicativos de software e componentes de hardware de um veículo, apenas o middleware precisa ser conectado ao sistema operacional do carro. Esta abordagem minimiza as interfaces, garante uma comunicação rápida com todas as partes do sistema e pode ajudar a reduzir significativamente a complexidade da integração do sistema para as montadoras.

A arquitetura aberta de hardware e software permite um processo de desenvolvimento acelerado e aprimorado entre a ZF, fabricantes de veículos e outros parceiros. Dependendo da arquitetura de software da montadora, a ZF oferece uma abordagem modular com seu middleware, desde uma solução de plataforma completa até módulos únicos que podem ser integrados à plataforma de software dela.

O novo middleware é parte dos novos desafios da tríade software, funções e sistemas inteligentes – cujos processos de desenvolvimento serão a principal missão do Centro Global de Software, que a empresa planeja criar já na virada deste ano. A nova divisão será liderada por Nico Hartmann, vice-presidente de soluções de software e global software center.

“Nosso Centro Global de Software será responsável por desenvolver sistemas de software para arquiteturas futuras para o Grupo ZF e disponibilizá-los para toda a empresa”, diz Dr. Dirk Walliser.

Isso permitirá que a ZF coordene e padronize novas tendências, tecnologias, métodos, procedimentos, ferramentas e funções para dispor o software resultante a todas as suas divisões a partir de uma plataforma comum de desenvolvimento.



Tags: ZF, software, CES 2021, middleware, computador veicular.

Veja também

ABTV

AB Inteligência