Automotive Business
  
News Mobility Now

Mobility Now

Ver mais notícias
Soluções de mobilidade precisam fomentar avanço da sociedade 5.0
Para construir sociedade 5.0 mobilidade precisa quebrar barreiras e se reinventar

Tecnologia | 18/03/2021 | 9h20

Soluções de mobilidade precisam fomentar avanço da sociedade 5.0

Para dar suporte ao futuro, inovações precisarão ser mais inclusivas e resilientes

NATÁLIA SCARABOTTO, AB

Inserir no começo das notícias do Mobility Now:

“O mercado automotivo vai chegar à saturação e somente a mudança de conceito de automóvel para mobilidade vai garantir inovação, negócios e crescimento para as empresas, a cadeia de suprimentos e a todo o ecossistema”, afirma o vice-presidente da Hyundai para Brasil e América do Sul, Ricardo Augusto Martins. A declaração foi feita durante o Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (Simea) 2021, promovido pela AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) nos dias 17 e 18 de março.

Segundo o executivo, a companhia acompanha o avanço da sociedade 5.0, conceito que defende o uso da tecnologia para melhorar a vida das pessoas e aumentar a inclusão. Dentro deste contexto, ele diz que a Hyundai aposta fortemente no desenvolvimento de soluções para a mobilidade inteligente para os próximos anos. A estratégia é impulsionada pelas transformações de arquitetura, urbanização e transporte nas grandes cidades, afirma Martins.

PARA ATENDER AOS NOVOS ANSEIOS DA SOCIEDADE, UM VEÍCULO VOADOR



Um dos pilares da empresa para desenvolver a mobilidade voltada para a tecnologia e inovação são os eVTOLS (veículos elétrico com decolagem e aterragem vertical), que estão em desenvolvimento em parceria com a Uber Elevate. A Hyundai espera que a novidade chegue ao mercado em 2028, o que demanda também que as cidades tenham infraestrutura e legislações especificas para a tecnologia.

“Apostamos no transporte aéreo como solução ainda mais inteligente para as cidades e sustentável para o meio ambiente”, diz Martins, da Hyundai.



Na visão do gerente sênior de pesquisa global e inovação da Toyota, William Chernicoff, o que define mobilidade para a sociedade 5.0 são as soluções tecnológicas e a de fácil acesso para as pessoas. Nesse sentido, há grande espaço para a mobilidade, mas é preciso promover algumas transformações. “Temos de reconhecer que os veículos eram pensados de forma diferente e agora precisamos reinventar as soluções de mobilidade para serem mais resilientes e igualitárias a partir de novas tecnologias, big data e inteligência artificial.”

De acordo com o ele, muitas populações que moram em áreas suburbanas ou rurais foram abandonadas pela tecnologia nos últimos anos porque as soluções até então não funcionavam para elas. O executivo defende que esta é uma lógica que já não funciona: "As soluções precisam ser universais", diz. Ele aponta que o maior desafio desse novo momento será entender como integrar essa visão de nova mobilidade no ecossistema existente, pensando na gestão e no custo". "Existe muita esperança nos carros e robôs autônomos, mas esta é uma tecnologia que ainda pode demorar para serem totalmente viáveis", conclui.



Tags: Sociedade 5.0, mobilidade, futuro mercado automotivo, tecnologia, big data.

Veja também

Mobility Now