Automotive Business
  
News Mobility Now

Mobility Now

Ver mais notícias
Mercedes-Benz e Speedbird querem entregar mercadorias por drones no Brasil

Novos negócios | 29/03/2021 | 16h0

Mercedes-Benz e Speedbird querem entregar mercadorias por drones no Brasil

Fabricante de veículos firmou parceria com a startup para combinar a logística terrestre e aérea

REDAÇÃO AB



Que tal receber aquela compra on-line na sua porta não das mãos do carteiro, mas carregada por um drone? Essa é uma das ambições das empresas de varejo ao redor do mundo. Para transformar o projeto em realidade no Brasil, a Mercedes-Benz Vans anuncia parceria com a startup Speedbird Aero, especialidade em logística com os veículos voadores e não tripulados.

A cooperação prevê o desenvolvimento de veículos Sprinter Furgão para que funcionem como base móvel para a operação com drones. Com isso, o plano é combinar o transporte aéreo e o terrestre, o que permitirá levar mercadorias até determinada região e, uma vez no local, ganhar agilidade logística ao distribuir as entregas usando drones.

O acordo prevê três anos de pesquisa e começou a ser gestado ainda em 2020, quando a startup iniciou a transformação de um furgão Street 314 Teto Alto, da Mercedes-Benz, em um droneport. O objetivo é inaugurar o centro operacional da Speedbird Aero no veículo nos próximos meses, que funcionará como piloto do projeto. A partir daí, as duas empresas testarão o funcionamento das entregas.

“Vimos projetos semelhantes de sucesso no exterior com a marca Mercedes-Benz e não tivemos dúvidas em tê-la como parceira de negócio no Brasil”, conta Manoel Coelho, cofundador da Speedbird Aero. Segundo ele, os drones têm capacidade de até 8 quilos de carga útil e autonomia para voar de 2,5 até 100 quilômetros.

A startup foi a primeira empresa a ter a aprovação da Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, para operar algumas rotas de voo com drone de carga. A tecnologia ainda depende de uma série de aprovações, mas ao menos para a Mercedes-Benz e a SpeedBird, o primeiro passo já está dado: o desenvolvimento da tecnologia.


Veja como foi o primeiro teste de voo de drone de carga da SpeedBird:



Tags: drone, transporte, logística, drone de carga, Mercedes-Benz, SpeedBird.

Veja também