
Sete startups de carros elétricos que estão balançando o mercado
De vans de entrega a scooters indianas, elas trazem muita inovação para o jogo e atraem cada vez mais investimentos
A empresa sueca Polestar anunciou hoje que planeja criar um novo modelo de carro elétrico que seja climaticamente neutro. Na prática, isso significa que todo o ciclo de vida do veículo terá zero emissão ou algo muito próximo disso. Isso inclui utilizar materiais que sejam produzidos sem emissão e planejar um fim de vida em que as partes do carro não virem lixo.
Muitas empresas hoje criam produtos climaticamente neutros utilizando a estratégia de “offsetting”, em que as etapas de produção, manufatura e afins têm sim emissões de CO2 ou outros gases, porém essas quantias são canceladas com contramedidas como o plantio de árvores. O plano da Polestar é criar um modelo que já seja produzido completamente neutro, de forma que o offsetting não seja necessário.
“Nós entendemos que o offsetting é uma estratégia preocupante”, afirmou Fredrika Klarén, chefe de sustentabilidade da empresa, em entrevista ao TechCrunch. “A ciência não está dando retaguarda a essa estratégia em relação à sua capacidade de mitigar emissões na manufatura de produtos”, disse.
O carro em questão se chamará Polestar 0 e faz parte de um plano maior da empresa de tornar toda sua operação climaticamente neutra até 2040. Klarén admite, no entanto, que ainda não sabe como se dará essa mudança de produção para a criação do novo modelo, uma vez que toda a operação da companhia terá que ser repensada.
“As soluções que usaremos ainda não foram identificadas”, disse ela. A chefe de sustentabilidade ainda lembrou que os maiores desafios da transição são substituir materiais típicos dos carros elétricos, como o alumínio, o aço e os componentes da bateria.
De vans de entrega a scooters indianas, elas trazem muita inovação para o jogo e atraem cada vez mais investimentos
Vai ser possível reservar uma viagem de eVTOL por aplicativo. Antes disso, no entanto, a tecnologia precisa ser regulamentada
Poderá ser o maior IPO do mundo, com enorme capitalização da empresa de mobilidade dona da 99
Uma série de fabricantes de veículos já definiu estratégias claras para introduzir a tecnologia e, claro, atrair investidores
Em pesquisa, 63% dos moradores indicaram apoio ao movimento de banir a tecnologia da região a partir de 2030
Tem sensores de mobilidade, latas de lixo conectadas, ciclovias que geram energia elétrica e muitas outras ferramentas para tornar cidades inteligentes
O robô entregador R2, da Nuro, é o primeiro transporte sem motorista autorizado pelo governo dos EUA