Automotive Business
  
News Mobility Now

Mobility Now

Ver mais notícias
Honda e Verizon testam IA na nuvem para evitar acidentes
Empresas farão testes da tecnologia na MCity, área de testes dentro da Universidade de Michigan

Parcerias | 09/04/2021 | 15h0

Honda e Verizon testam IA na nuvem para evitar acidentes

Sistema cruza informações dos veículos e da via e manda avisos aos carros

REDAÇÃO AB



A fabricante de automóveis Honda e a operadora de telecomunicações Verizon anunciaram que estão testando um sistema de inteligência artificial baseado em nuvem para impedir acidentes entre veículos. Batizado de Safe Swarm, o sistema cruza informações dos veículos e da via e manda avisos aos carros.

Por meio de câmeras e sensores instalados na via e nos carros, o Safe Swarm levanta dados como velocidade, posição, descumprimento a alguma regra (como travessia de sinal vermelho) e afins. Com isso, ele consegue determinar, por exemplo, se uma colisão entre dois veículos, ou entre um veículo e um pedestre, é iminente. E aí ele envia alertas visuais e sonoros para os veículos envolvidos, evitando o acidente.

A questão com esse sistema é que ele era muito complexo para ser instalado em computadores de bordo. A solução era colocar na nuvem. Só que, para isso, era preciso de uma rede 5G de ponta. É por isso que os testes estão acontecendo na MCity, uma área de testes dentro da Universidade de Michigan que simula uma cidade real. A MCity foi criada especificamente para testar sistemas de conexão entre veículos e a infraestrutura viária.

“A habilidade de transferir o poder de processamento para a rede 5G é uma etapa essencial para veículos autônomos e conectados, e para ajudar os carros a se comunicarem uns com os outros em quase tempo real e com sensores e câmeras instalados nas ruas e semáforos”, afirmou em comunicado à imprensa Sanyogita Shamsunder, vice-presidente de desenvolvimento de tecnologia e laboratórios 5G na Verizon.

“Quando você considera que aproximadamente 42 mil pessoas foram mortas por carros no ano passado [nos EUA] e que 94% dos acidentes foram causados por erro humano, nossas novas tecnologias podem ajudar os motoristas a ‘ver’ as coisas antes que o olho humanos possa registrá-las, e assim reagir, ajudando a prevenir colisões e a salvar vidas”, disse ela.



Tags: Honda, Verizon, inteligência artificial, IA, carro autônomo, 5G.

Veja também

Mobility Now