Automotive Business
  
News Mobility Now

Mobility Now

Ver mais notícias
Udelv e Intel firmam cooperação para veículos autônomos de entrega

Parcerias | 12/04/2021 | 16h0

Udelv e Intel firmam cooperação para veículos autônomos de entrega

Chamadas de Transporters, vans irão operar no trecho final da operação logística, a última milha, que terá demanda crescente nos próximos anos

REDAÇÃO AB



A Mobileye, braço da Intel que produz tecnologia para direção autônoma, anunciou na segunda-feira, 12, uma parceria com a startup Udelv. As duas empresas trabalharão juntas na Transporter, uma van elétrica autônoma voltada exclusivamente para serviços de entregas.

A Udelv produzirá os carros em si, enquanto a Mobileye fornecerá o software de direção autônoma, chamado de Mobileye Drive. Os veículos serão de nível quatro, um dos mais avançados na escala de automação. Eles também contarão com assistência remota da Udelv para operar em estacionamentos, condomínios, ruas privadas e outros locais mais delicados.

A expectativa da empresa é que a frota entre em operação em 2023 e que 35 mil Transporters sejam produzidos até 2028. A Donlen, especializada em leasing de frotas, já encomendou mil unidades. No entanto, a Udelv não pretende vender os veículos e sim licenciar seu uso por meio de pacotes de assinatura para parceiros comerciais.

“A Covid-19 acelerou a demanda pela entrega autônoma de produtos e é um prazer para nós fazer a parceria com a Udelv para atender essa demanda no curto prazo”, afirmou Ammon Shashua, presidente da Mobileye. Segundo a empresa, a demanda por entrega de última milha (o trecho final do trajeto, geralmente entre um centro de distribuição e a casa do cliente) deve aumentar entre 75% e 80% até 2030, o que irá gerar um aumento de 36% na quantidade de veículos de entrega disponíveis.



Tags: Mobileye, Intel, Udelv, parceria, direção autônoma, veículo autônomo.

Veja também

Mobility Now