Automotive Business
  
News Mobility Now

Mobility Now

Ver mais notícias
Fabricante do iPhone vai produzir carro elétrico popular

Estratégia | 17/05/2021 | 11h0

Fabricante do iPhone vai produzir carro elétrico popular

Em parceria com a Fisker, Foxconn vai montar veículo nos EUA a partir de 2023, com preço inicial de US$ 30 mil

REDAÇÃO AB



A startup americana de carros elétricos Fisker e a Foxconn, empresa taiuanesa responsável por produzir o Iphone, anunciaram acordo para desenvolver carro elétrico de alto volume, com preço inicial de US$ 30 mil e produção em massa a partir de 2023.

A parceria prevê que a Fisker projete o veículo e depois envie para a Foxconn montá-lo em uma fábrica nos Estados Unidos, que terá capacidade de produção inicial de pelo menos 150 mil veículos por ano. A projeção é que, posteriormente, o volume suba para 250 mil unidades anuais em diversos locais para venda dos carros na América do Norte, Europa, China e Índia.

Segundo a startup, o projeto, batizado de Pear (Personal Electric Automotive Revolution), será um modelo convencional, um crossover com capacidade para cinco passageiros.

A iniciativa será a estreia da Foxconn na produção de veículos elétricos. Em comunicado oficial, o presidente da empresa, Liu Young-way garantiu que "temos cadeias de abastecimento de classe mundial para apoiar o Projeto Pear - em particular, garantindo a entrega confiável de chips e semicondutores".

Após o anúncio da parceria, as ações da Fisker saltaram mais de 12% no pregão americano. A empresa é uma das poucas startups de veículos elétricos que se tornou pública, recentemente, por meio de uma fusão reversa. O negócio que aconteceu no momento em que o presidente dos EUA, Joe Biden anunciou pacote bilionário para impulsionar a mobilidade elétrica no país.

Além desse acordo, a Fisker planeja produzir o seu primeiro automóvel elétrico, o SUV Ocean, na Europa no final do ano que vem. E expandir a produção para os EUA até o final de 2023.



Tags: carros elétricos, inovação, estratégia, negócios, Fisker Inc, Foxconn.

Veja também

Mobility Now