Automotive Business
  
News Mobility Now

Mobility Now

Ver mais notícias
Veículos elétricos são integrados à rede de energia da Alemanha

Internacional | 21/05/2021 | 9h49

Veículos elétricos são integrados à rede de energia da Alemanha

Durante um ano, carro da Nissan foi testado para armazenar energia solar e alimentar rede doméstica de eletricidade

REDAÇÃO AB



Um projeto feito pela Nissan, Bosch e institutos alemães busca integrar carros elétricos com as redes públicas e privadas de energia na Alemanha. A ideia é que os veículos possam armazenar a carga e, se necessário, transferi-la para alimentar uma residência ou a própria rede de distribuição.

Para isso, durante um ano, 13 moradores de uma cidade do país utilizaram o Nissan Leaf, carro elétrico da marca japonesa, para se deslocar pelas ruas. O veículo foi testado para ser um sistema temporário de armazenagem de carga.

Segundo a Nissan, o modelo “tem a capacidade única de recarga bidirecional, chamada de tecnologia V2G (veículo para a rede), o que permite aos motoristas utilizar a bateria para armazenar energia e, se necessário, transferi-la para recarregar uma residência”.

A interação entre o veículo e a rede de energia doméstica é gerenciada por um software da Bosch, parceira do projeto. A tecnologia assegura que a autonomia do veículo seja pouco afetada quando conectado, utilizando de 10% a 30% da capacidade da bateria para abastecer a residência.

O projeto chamado de i-rEzEPT tem como objetivo fazer melhor uso do abastecimento de energia solar gerada pelas residências alemãs, aliviando a sobrecarga da rede pública.

Os dados obtidos sobre o uso de eletricidade são avaliados de forma anônima pelos institutos alemães Fraunhofer de Engenharia Industrial e Instituto Tecnologia de Manufatura e Materiais Avançados. O projeto também conta com incentivo de € 2,39 milhões do governo alemão.



Tags: Nissan, Bosch, inovação, carro elétrico, Alemanha.

Veja também

Mobility Now