Automotive Business
  
News Mobility Now

Mobility Now

Ver mais notícias
Tesla atualiza software para monitorar motoristas durante uso do piloto automático

Tecnologia | 28/05/2021 | 18h50

Tesla atualiza software para monitorar motoristas durante uso do piloto automático

Fabricante foi alvo de críticas após vários acidentes fatais com condutores que não respeitavam as limitações da tecnologia

REDAÇÃO AB



Uma nova atualização de software dos carros Modelo 3 e Modelo Y da Tesla parece monitorar o comportamento dos motoristas por meio de câmeras internas quando a função do piloto automático, o Autopilot, está em uso.

Proprietários dos veículos Tesla compartilharam no Twitter fotos sobre a atualização do sistema que indicam que a câmera da cabine acima do espelho retrovisor passou a detectar e alertar a falta de atenção do motorista enquanto o modo de condução automatizada está ativado. Segundo a Tesla, as imagens do motorista não serão compartilhadas com sistemas externos ao carro, a menos que essa opção seja ativada pelo proprietário. O objetivo é garantir que os motoristas permaneçam com as mãos no volante de prontidão para assumir o controle, caso necessário.

A empresa enfrentou críticas por não monitorar o comportamento dos motoristas durante o uso do piloto automático. Foram reportados vários acidentes fatais enquanto o sistema de direção autônoma estava no comando.

Em alguns casos, os motoristas abusaram do recurso. Vídeos no Tiktok mostram os usuários deixando o volante e passando para o banco de trás para gravar vídeos. Nesta semana, a rede social passou a inserir alertas nesses vídeos sobre o risco de usar o celular com o carro em movimento, mesmo com o piloto automático.

Outros fabricantes de automóveis usam sensores internos para monitorar o comportamento e a direção do olhar do motorista durante o uso do modo de condução automatizado. Caso não esteja atento, o veículo pode diminuir a velocidade ou desligar a função autônoma, exigindo que um humano assuma a direção.



Tags: Tesla, Autopilot, direção autônoma, carro automatizado, segurança, proteção de dados.

Veja também

Mobility Now