Automotive Business
  
News Mobility Now

Mobility Now

Ver mais notícias
Volkswagen quer cobrar por hora de uso de direção autônoma em seus carros

Novos negócios | 09/06/2021 | 11h13

Volkswagen quer cobrar por hora de uso de direção autônoma em seus carros

Companhia estuda oferecer tecnologia como serviço, apontou conselheiro da marca durante entrevista para jornal alemão

REDAÇÃO AB



A Volkswagen abraça o conceito de mobilidade como serviço e considera oferecer direção autônoma como um serviço em seus carros, com pagamento conforme o uso do sistema. O preço estimado na Europa é de € 7 por hora. A novidade foi cogitada por um dos membros do conselho da marca em uma entrevista a um jornal alemão.

“Em relação à direção autônoma, podemos imaginar oferecê-la de hora em hora”, disse o responsável pelas vendas, marketing e pós-venda da Volkswagen, Klaus Zellmer.

“Assumimos um preço de cerca de sete euros por hora. Então, se você não quiser dirigir sozinho por três horas, pode pagar 21 euros para o sistema automatizado fazê-lo", conta. Ele acrescenta que, neste caso, a direção autônoma estaria disponível para todos os modelos. A Alemanha avalia uma nova legislação para permitir a circulação de carros autônomos em vias públicas a partir de 2022. A proposta refere-se ao nível quatro de automação, que permite ao computador controlar toda a direção em determinadas condições, sem a necessidade de intervenção ou monitoramento humano.

A direção autônoma com pagamento por uso seria uma das estratégias das montadoras para reinventar seu modelo de negócio e gerar novas receitas a partir de software e serviços digitais. A ideia é tornar os carros interconectados, como os smartphones.

Um dos exemplos nesta direção é o Cart, da Stellantis, uma plataforma de e-commerce exclusiva que passa a integrar os computadores de bordo dos veículos vendidos no Brasil. A partir do próximo semestre, os novos Fiat Toro serão equipados com a tecnologia que permite ao passageiro fazer compras on-line pelo painel do veículo.



Tags: Volkswagen, carros autônomos, inovação, piloto automático, tecnologia.

Veja também

Mobility Now