Automotive Business
  
News Mobility Now

Mobility Now

Ver mais notícias
Volvo Car firma cooperação para produzir baterias mais sustentáveis

Parcerias | 22/06/2021 | 17h54

Volvo Car firma cooperação para produzir baterias mais sustentáveis

Joint-venture com a Northvolt vai viabilizar novo centro de pesquisa na Suécia e construção de gigafábrica

REDAÇÃO AB



O Grupo Volvo Car e a Northvolt vão estabelecer uma joint-venture para produção e desenvolvimento de baterias sustentáveis. A cooperação vai viabilizar um centro de pesquisa na Suécia para células de última geração e uma nova gigafábrica movida a energia 100% limpa.

O empreendimento será o primeiro passo da parceria, com início da operação em 2022 e foco no suprimento de baterias exclusivo para carros Volvo e Polestar, marca de híbridos e elétricos do grupo.

O primeiro modelo a utilizar as novas células desenvolvidas por meio da joint-venture será o sucessor elétrico do modelo XC60, o mais vendido da montadora sueca.

Em 2026, uma nova gigafábrica vai começar a operar na Europa, com capacidade potencial de até 50 gigawatts hora (GWh) por ano. A planta será movida a energia 100% limpa.

Em nota à imprensa, a Volvo afirma que a parceria vai suprir sua demanda por células de bateria sustentáveis e garantir o cumprimento da meta de vender apenas carros elétricos puros em 2030. Para a Polestar, a companhia acredita que este é um impulso para alcançar a meta de criar um veículo verdadeiramente neutro impacto ambiental até o final desta década.



Tags: Volvo Car, Northvolt, veículos elétricos, baterias, gigafábrica, sustentabilidade.

Veja também

Mobility Now