Automotive Business
  
News Mobility Now

Mobility Now

Ver mais notícias
Entre motoristas, 50% buscam modo alternativo para se locomover
Motoristas trocariam transporte individual por viagens por aplicativo, carona e bicicletas

Comportamento | 08/07/2021 | 16h30

Entre motoristas, 50% buscam modo alternativo para se locomover

Falta incentivo ao transporte público de qualidade para fazer com que os cidadãos abandonem o carro, aponta pesquisa

REDAÇÃO AB



Um novo estudo divulgado pela Ticket Log, empresa de gestão de frotas, aponta que 50% dos usuários pesquisados do Ticket Car (cartão combustível) desejam usar outros modais de transporte além do carro próprio para se locomover até o trabalho. Segundo a pesquisa, 12% dos motoristas já o fazem, utilizando opções como aplicativos de ride-hailing (Uber, 99 e afins) e bicicletas, por exemplo.

Dos usuários que disseram buscar alternativas, 39,38% gostariam de fazê-lo com viagens por aplicativo, 20,87% optariam pelo compartilhamento de caronas e 16,15% escolheriam as bicicletas. Mais de mil pessoas foram entrevistadas.

Esses dados podem ser relacionados com outros divulgados pelo Denatran no ano passado que mostram que, embora o número de CNHs continue crescendo no Brasil, ele desacelera a cada ano, demonstrando uma queda de interesse no carro próprio, motivada especialmente pelo custo. Ainda segundo o Denatran, o volume de CNHs entre pessoas de 18 a 30 anos está em queda na média dos últimos dez anos. Ou seja: os jovens agora têm menos interesse em se habilitar.

Já de acordo com a Pesquisa Origem e Destino 2017, divulgada em 2019 pelo Metrô de São Paulo, o transporte individual cresceu em 10 anos em toda a Grande São Paulo, o que foi causado principalmente pelas políticas públicas favorecendo automóveis e pela falta de investimento em transporte público. Isso foi, é claro, antes da pandemia de Covid-19, que diminuiu drasticamente a busca por transporte coletivo.

Os estudos podem apontar a uma conclusão comum: não é disposição e nem vontade que faltam às pessoas para trocarem o carro por outros modais de transporte. O que falta é que esses outros modais sejam acessíveis, confortáveis e seguros, o que hoje não acontece.



Tags: transporte, mobilidade, Ticket Log, transporte público, motorista.

Veja também

Mobility Now