Automotive Business
  
News Mobility Now

Mobility Now

Ver mais notícias
Ministério prorroga prazo da Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana
Pesquisa vai identificar como os cidadãos brasileiros fazem seus trajetos nas grandes cidades / Foto: Diego Torres Silvestre (CC BY 2.0)

Política e Legislação | 16/07/2021 | 18h30

Ministério prorroga prazo da Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana

Cidades têm até 6 de agosto para preencher questionário que traça panorama da mobilidade no país

REDAÇÃO AB



O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) ampliou para 6 de agosto o prazo para que municípios com mais de 250 mil habitantes, estados e o Distrito Federal preencham o formulário da Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana (Pemob) 2021. O objetivo do estudo é desenhar um panorama de como é a mobilidade nas principais concentrações urbanas no país.

Os dados deverão ser inseridos na Plataforma de Serviços do MDR, disponível neste link. Em caso de dúvidas ou de necessidade de esclarecimentos, os gestores públicos podem entrar em contato com a área técnica do MDR pelo e-mail simu@mdr.gov.br ou pelo telefone (61) 2108-1589.

O diretor de Projetos de Mobilidade e Serviços Urbanos do MDR, Maxwell Vieira, ressaltou a importância do estudo em nota:

“As informações prestadas irão contribuir para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana e para a construção de um banco de dados que possibilite um diagnóstico mais aprofundado da situação da mobilidade urbana no Brasil, ajudando na elaboração e avaliação das políticas públicas”, disse ele.



A primeira Pemob foi realizada em 2018, contando com 52 respondentes de um universo de 112 municípios. O questionário é baseado no formulário desenvolvido pelo Grupo de Trabalho (GT) instituído pela Portaria nº 263, de 10 de junho de 2013 do Ministério das Cidades, composto por representantes do antigo Ministério das Cidades e por entidades nacionais do setor de mobilidade.

A pesquisa identifica, entre outras informações, a qualidade dos serviços de transporte público coletivo, as fontes de receita, inovações tecnológicas agregadas aos sistemas e a utilização de fontes de energia menos poluentes.



Tags: cidades, Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana, pesquisa, .

Veja também

Mobility Now