Automotive Business
  
News Mobility Now

Mobility Now

Ver mais notícias
Europa precisa de 6 milhões de eletropostos para atingir meta ambiental

Internacional | 21/07/2021 | 12h19

Europa precisa de 6 milhões de eletropostos para atingir meta ambiental

Segundo relatório da Acea, aumentar a infraestrutura até 2030 é essencial para reduzir emissão de CO2 pela metade nesta década

REDAÇÃO AB



A União Europeia tem avançado rapidamente na implementação de legislação para veículos elétricos. No entanto, a infraestrutura de postos de recarga ainda está atrasada. De acordo com um novo estudo da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (Acea), para reduzir as emissões de CO2 pela metade até 2030 os países do bloco precisarão implementar 6 milhões de terminais de carregamento públicos nos próximos anos.



A Comissão Europeia planeja banir as emissões de CO2 dos novos carros vendidos até 2035,ou seja, carros à combustão não poderão mais ser comercializados.

Para isso, no entanto, a associação aponta que será preciso aumentar a infraestrutura de recarga para veículos elétricos em 27 vezes em menos de uma década. Atualmente, os 27 países da União Europeia somam cerca de 224 mil eletropostos, sendo que apenas 1 em cada 9 é de recarga rápida.

O estudo mostra também que será necessário reduzir a disparidade entre as nações: 70% dos eletropostos estão concentrados em apenas três países. A Holanda tem a maior infraestrutura para veículos elétricos, representando 29,7% dos pontos de recarga da União Europeia. São 66.665 postos no país.

Grandes nações do bloco (economicamente e territorialmente) ficam logo atrás. Os franceses estão em segundo lugar, com 45.751 locais, enquanto a Alemanha tem 44.538 estações.

Depois das nações líderes, os números despencam. A Itália registra cerca de 13 mil estações de recarga e a Suécia em torno de 10 mil. Na outra ponta do ranking, Chipre, Malta, Lituânia, Bulgária, Grécia ou Romênia não chegam a 500 pontos para reabastecimento de carros elétricos.



Tags: União Europeia, eletropostos, postos de recarga, veículos elétricos, eletrificação, Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, Holanda, Alemanha, França.

Veja também

Mobility Now