Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 01/06/2011 | 16h20

Vendas: maio bate recorde do ano

Emplacamentos superam 318 mil veículos, melhor volume do ano.

Pedro Kutney, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Pedro Kutney, AB

O desempenho de vendas de veículos em maio foi surpreendente e salvou o ano até aqui. Apesar das restrições ao crédito, foram emplacados 318.568 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, segundo dados do Renavam divulgados nesta quarta-feira, 1º. O crescimento foi de 10% sobre abril e de quase 27% em comparação com maio de 2010.

No acumulado do ano as vendas totalizam 1,4 milhão de veículos, volume 8,8% superior às 1,3 milhão de unidades emplacadas no mesmo período do ano passado – o que recoloca o desempenho em ritmo superior ao esperado pela Anfavea, que projeta expansão de 5% no mercado doméstico este ano.

As posições do ranking das marcas mais vendidas no País continuam inalteradas. A Fiat manteve a liderança do mercado de automóveis e comerciais leves, com participação de 22,1% das vendas de janeiro a maio. A Volkswagen ficou com a segunda colocação e 20,8% de share, seguida pela GM, com 18,5%, e pela Ford, com 9,5%.

“A procura continua alta por parte dos consumidores, pois ainda existe demanda reprimida e as montadoras continuam com promoções e feirões, nivelando os preços por baixo”, avalia Ayrton Fontes, economista da agência de varejo automotivo MSantos.

Mas Fontes pondera que os concessionários não estão em boa situação, porque as margens estão próximas de zero, com o agravante que, desta vez, as lojas também não estão ganhando com as comissões das financeiras, como acontecia até o fim do ano passado. As medidas de restrição ao crédito baixadas pelo Banco Central encareceram boa parte dos financiamentos e, com isso, as comissões foram reduzidas.

Com a situação atual, Fontes diz que acabaram os feirões promovidos pelas concessionárias, pois os custos de mídia e organização ficaram inviáveis.

Atualizado às 17:54



Tags: Vendas, emplacamentos, Renavam, recorde.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now