Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 03/06/2011 | 08h00

ArcelorMittal cancela negociação com a Vale

Empresa ‘perdeu o interesse’ no projeto Ubu.

Agência Estado

Clarissa Mangueira, da Agência Estado

A ArcelorMittal, maior siderúrgica do mundo em produção, encerrou as conversações com a Vale sobre possível participação num projeto de chapas de aço, com capacidade de produção de 5 milhões de toneladas por ano, que a mineradora brasileira pretende desenvolver no Brasil.

"Nós já não estamos em conversações com a Vale sobre esse projeto", afirmou o executivo-chefe da ArcelorMittal Brasil, Benjamin Baptista Filho, durante o congresso anual do Instituto Aço Brasil (IABr), em São Paulo. "Nós não estamos interessados", acrescentou.

O presidente mundial da ArcelorMittal, Lakshmi Mittal, tinha confirmado durante visita ao Brasil em 2009, quando se reuniu com o ex-presidente da Vale, Roger Agnelli, que a siderúrgica conversou com a mineradora sobre a possibilidade de estabelecer uma joint venture de um projeto de aço no Espírito Santo, onde ambas as companhias já têm instalações operacionais e de logística.

O projeto de US$ 6 bilhões, batizado de Companhia Siderúrgica Ubu (CSU), será baseado em Anchieta, na costa do Espírito Santo, e produzirá chapas de aço, de acordo com o diretor de aço da Vale, Aristides Corbellini.

O projeto é uma versão reduzida de uma fábrica com capacidade de produção de 10 milhões de toneladas por ano de chapas de aço, que a Vale tinha planejado originalmente para o local com a chinesa Baosteel Group Corp., que não conseguiu obter licença ambiental.

Corbellini confirmou que a ArcelorMittal já não está em negociações sobre o projeto da usina de Ubu. "A ArcelorMittal tem outras opções... e a Vale também tem outras opções", disse. As informações são da Dow Jones.



Tags: ArcelorMittal Brasil, Vale, IABr, Companhia Siderúrgica Ubu, Baosteel.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now