Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Powertrain | 19/07/2011 | 16h20

MAN LA revela estratégia na área de motores

Volksbus usará Cummins (SCR) e MAN (EGR) montados pela MWM

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Paulo Ricardo Braga, AB

Já não é mais segredo a estratégia da MAN LA na área de motores -- pelo menos no que diz respeito aos ônibus. Na terça-feira, 19, o presidente Roberto Cortes anunciou que a empresa utilizará propulsores Cummins e da própria MAN para equipar a nova família Volksbus 2012, apresentada a um grupo de jornalistas da América Latina. Os motores MAN serão montados pela MWM International na fábrica de Santo Amaro, em São Paulo.

"Estamos iniciando a maior sequência de lançamentos na história da empresa na região", disse Cortes, referindo-se à família Volksbus 2012, que estará em destaque na feira Transpúblico, de 24 a 26 de agosto, em São Paulo, e ao lançamento de novos caminhões para atender a legislação Proconve P7 que passa a vigorar a partir de janeiro de 2012. "Serão veículos totalmente novos, com novas especificações e nomenclatura", informou.

“Para atendermos a legislação, bastaria trabalharmos apenas na mudança de motores da linha Volksbus. Fomos além, e desenvolvemos uma linha totalmente renovada, com uma série de evoluções tecnológicas que agregam ainda mais valor a linha Volksbus”, diz Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.

Desenvolvimento

Para cumprir as rígidas exigências do Proconve P7, o foco da MAN foi centrado no desenvolvimento de sistemas de tratamento dos gases de escape, que permitem reduzir significativamente as emissões de poluentes para os veículos com motores de ciclo diesel.

A marca recorre a dois tipos de tecnologia: o SCR - Selective Catalyst Reduction (Redução Catalítica Seletiva, com emprego de Arla 32), para os motores Cummins, e o EGR - Exhaust Gas Recirculation (Recirculação de Gases de Exaustão), para MAN. “São as melhores opções disponíveis no mercado para as aplicações a que se destinam”, garante Cortes.

Os motores MAN D08 que equipam três dos oito modelos da nova linha, dotados de tecnologia EGR e oferecidos nas versões de quatro e de seis cilindros, foram desenvolvidos especificamente para a aplicação ônibus, privilegiando baixo nível de ruído e consumo de combustível, maior intervalo de manutenção e menor emissão de poluentes.

Propulsores Cummins das séries ISF e ISL com tecnologia SCR, de quatro e seis cilindros respectivamente, equiparão miniônibus, microônibus e chassis rodoviários e articulados Volksbus. É a primeira vez que ônibus da marca utilizam propulsores da MAN.



Tags: MAN, Volksbus, Cummins, MWM International, ônibus.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now