Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 16/08/2011 | 15h15

Dilma: Brasil está mais robusto diante da crise

Presidente destacou que País manterá o “crescimento responsável”

Agência Estado

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Agência Estado

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira,16, que, apesar das turbulências internacionais, o Brasil está numa situação "muito mais robusta" do que em 2008, ano em que estourou a crise financeira. Ela destacou que o País possui mais reservas internacionais, mais depósitos compulsórios e conta com programas como o Minha Casa, Minha Vida e a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

"Vamos enfrentar a crise da forma mais eficaz para que nosso País permaneça no trilho do crescimento responsável", disse a presidente, durante cerimônia de anúncio da criação de quatro universidades no País. "Tenho certeza de que esse momento de turbulência vai nos encontrar cada vez mais empenhados, União, estados e municípios, a Câmara Federal, o Senado e o Judiciário, vai nos encontrar cada vez mais empenhados em dar respostas firmes e concretas diante desse momento", disse a presidente.

Dilma também mencionou que técnicos da Petrobras estão sendo treinados para a exploração da área do pré-sal e que há uma demanda de setores de alta tecnologia por trabalho qualificado. "Essas empresas apostam no Brasil, sabem que os países em desenvolvimento crescerão pelo menos o dobro do que os países mais ricos. Essa é a oportunidade que nós temos. Temos de ter consciência do que significamos hoje no mundo", disse a presidente, acrescentando que o Brasil tem baixo risco de contágio e que o "mundo não desconhece nossa situação".

Segundo a presidente, o Brasil não é uma "ilha" imune à crise, mas pode se blindar diante dos desdobramentos das tensões mundiais. "Apesar de não sermos imunes à crise, podemos cada vez mais nos blindar e fazer com que esse processo de crescimento signifique processo de elevação da atividade econômica, oportunidades, empregos".

Universidades

Foi anunciada a criação de quatro universidades, 47 campi e 208 unidades de institutos federais de educação, ciência e tecnologia no País. As novas universidades federais são: a do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), com sede em Marabá; a da Região do Cariri (UFRC), com sede em Juazeiro do Norte; a do Oeste da Bahia (Ufoba), em Barreiras; e a do Sul da Bahia (Ufesba), em Itabuna. As quatro instituições deverão contar com 17 campi, 12 deles serão novos, informou o Ministério da Educação.



Tags: Dilma, crise, economia, crescimento.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now