Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 06/10/2011 | 16h57

Produção de veículos desacelera 19,7%

Para Anfavea, queda em setembro foi sazonal

Giovanna Riato, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Giovanna Riato, AB

Com 261,1 mil unidades em setembro, a produção de veículos colocou o pé no freio e sofreu retração de 19,7% na comparação com agosto. Houve queda também no reajuste anual, de 6,2%. O único dado positivo foi o do acumulado do ano, quando a fabricação acelerou 3,3% e somou 2,6 milhões de unidades.

-Faça download da Carta da Anfavea e da apresentação dos resultados

A Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, afirma que os números negativos são uma questão de sazonalidade e não representam motivo para preocupação. “Nos últimos cinco anos sempre houve queda na produção em setembro”, lembra o vice-presidente da entidade, Luiz Moan, que substituiu o presidente Cledorvino Belini na coletiva de imprensa desta quinta-feira, 6.

O executivo destacou que o mês foi de negociações trabalhistas, com paralisações em montadoras e empresas de autopeças, e destacou ainda que muitas companhias que interromperam a produção emendaram o feriado do dia 7 de setembro.

Apesar de não ter sido enumerado pela associação, outro motivo para a baixa é a base de comparação forte de agosto, quando foram fabricados 325,3 mil veículos, o maior volume da história. A aceleração das linhas de montagem aconteceu de forma inesperada, já que em setembro as montadoras chegaram a conceder férias para reduzir estoques. Na coletiva de imprensa anterior, a Anfavea afirmou que a produção do período provavelmente foi planejada entre maio e junho, diante de outro cenário.

A entidade avisou que, no próximo encontro com a imprensa, em novembro, pode revisar para baixo a projeção de produção de veículos para este ano. “Por conta do cenário internacional, vamos rever a expectativa de exportação e isso vai impactar na produção”, explica Moan. Até lá a entidade mantém a previsão de que a indústria montará de 3,42 milhões de veículos no ano, com expansão de 1,1% sobre o resultado de 2010.

Assista à entrevista exclusiva com Luiz Moan, vice-presidente da Anfavea:



Tags: Anfavea, produção, veículos, carro, montagem.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now