Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Política e Legislação | 12/11/2011 | 14h13

BC afrouxa crédito no curto prazo

Nova medida afeta o financiamento de veículos

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB, com informações do Banco Central e Agência Brasil

O Banco Central aprovou no final da sexta-feira, 11, medida que estabelece novas regras para operações de crédito a pessoas físicas, com implicações na comercialização de veículos. São mantidos os preceitos prudenciais da Circular 3.515, de 3 de dezembro de 2010, com ajustes que afrouxam as exigências em empréstimos de curto prazo e apertam as operações de longo prazo.

Segundo a Agência Brasil, as mudanças ocorreram por meio dos requisitos mínimos para o cálculo do patrimônio de referência exigido, espécie de capital mínimo que as instituições financeiras são obrigadas a manter para fazer frente aos empréstimos. As novas regras afetam o crédito consignado, o crédito direto ao consumidor (CDC) e a aquisição de veículos com garantia de alienação fiduciária, quando o automóvel pode ser tomado de volta em caso de inadimplência.

As operações de crédito consignado, com prazos de até 60 meses, receberão fator de ponderação de risco (FPR) de 75% ou 100%. As operações de crédito consignado com prazo superior a 60 meses adotarão FPR de 300%.

As operações de crédito pessoal (CDC), com prazo até 36 meses, receberão FPR de 75% ou 100%. Entre 37 e 60 meses o FPR será de 150% e acima de 60 meses de 300%.

O arrendamento ou financiamento de veículos garantidos por alienação fiduciária, com prazo até 60 meses, receberão FPR de 75% ou 100%. As operações com prazo superior a 60 meses terão FPR de 150%.



Tags: Banco Central, medidas prudenciais, veículos, empréstimos, CDC.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now