Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Elétricos e híbridos | 14/11/2011 | 20h17

Renault revela estratégia para carros elétricos

Companhia quer ser líder em automóveis sustentáveis até 2020

Giovanna Riato, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Giovanna Riato, AB
De Lisboa, Portugal


A Renault é a primeira marca a anunciar o lançamento de uma linha completa de veículos elétricos, que pretende atender desde a demanda por mobilidade individual urbana até a procura por comerciais leves de trabalho. Com o projeto, que receberá investimentos de até € 4 bilhões para o desenvolvimento em parceria com a Nissan, a marca quer garantir 10% de participação no mercado mundial de veículos em 2020 e liderar as vendas de carros sustentáveis.

A empresa estima que, até o fim da década, os elétricos responderão por 10% dos emplacamentos globais. A intenção da Aliança Renault Nissan é comercializar 1,5 milhão de veículos com a tecnologia nos próximos quatro anos. A marca francesa já apresentou os primeiros modelos da família Z.E. (Zero Emissão): Fluence e Kangoo (leia aqui). No próximo ano, a oferta vai crescer com a chegada do Twizy, em março, e do Zoe, em outubro.

Parceiros

Para acelerar as vendas e garantir soluções completas, a empresa firmou uma série de parcerias. Em Portugal a companhia apoia a expansão do Mobi.e, que reúne todas as plataformas de abastecimento de carro elétrico em um só sistema (leia aqui). Em Israel e na Dinamarca a montadora trabalha com a Better Place, que substitui a bateria dos carros em um processo que leva apenas alguns minutos.

Junto com os veículos, a montadora lança também um pacote de serviços destinados aos elétricos. Um deles é o Z.E. Battery, de aluguel de baterias. Por cerca de € 80 por mês na Europa, o cliente utiliza a bateria e tem assistência total do componenete. Há também o Z.E. Charge, painel de recarga doméstica, e o Z.E. Connect, que disponibiliza online os dados do automóvel para o cliente.

A companhia fechou parcerias ainda para o Z.E. Assistence, seguro focado nos elétricos. Para garantir um preço atrativo para o plano, a Renault se apoiou no interesse das seguradoras em entrar em no novo mercado e também em estatísticas sobre motoristas de carros elétricos. Segundo pesquisas, os condutores de veículos com a tecnologia são mais cautelosos e dirigem em velocidade menor.

As diversas parcerias podem viabilizar a chegada dos modelos elétricos a outros mercados. No Brasil, os veículos devem ser apresentados no próximo ano mas ainda sem previsão de início das vendas.



Tags: Renault, carro, elétrico, sustentável, Fluence, Kangoo, Z.E..

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now