Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 18/01/2012 | 16h08

PSA comemora 1 milhão de veículos equipados com eCall

Sistema para emergências implantado em 2003 abrevia a chegada de socorro

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A PSA Peugeot Citroën já equipou mais de 1 milhão de veículos na Europa com o dispositivo eCall. A comercialização dos automóveis com o sistema teve início em 2003 e, segundo a empresa, facilitou o socorro de cerca de 5,5 mil pessoas pelos serviços de emergência de mais de dez países.

Desde 2010, a PSA Peugeot Citroën democratizou essa função com o lançamento da Caixa Telemática Autônoma, que dispensa o motorista do pagamento de assinatura do serviço durante toda a vida útil do veículo. O eCall é acompanhado da “assistência geolocalizada”, serviço que põe os ocupantes do veículo em contato com uma oficina autorizada em caso de pane.

ENTENDA COMO FUNCIONA

O eCall estabelece a comunicação entre o condutor e uma plataforma de assistência especializada. Em caso de acidente, uma mensagem curta (SMS), incluindo a identificação do veículo, dados telefônicos do proprietário e sua localização geográfica precisa, é enviada em modo manual ou automático por intermédio de ligação GSM para uma base de assistência (Inter Mutuelles Assistance na França, por exemplo), que hospeda e coordena a estrutura de recepção e de processamento das chamadas.

Um operador entra em contato com o motorista em seu idioma, mesmo que esteja em outro país, e analisa a situação: localização do veículo, gravidade do acidente, número de feridos e necessidade eventual de enviar socorros. Ele transmite, quando necessário, essas informações aos serviços de socorro (bombeiros ou unidade de resgate, por exemplo). Se o condutor não estiver em condição de atender, a chamada é enviada automaticamente aos serviços de socorro.

Esquena



Tags: PSA, eCall, Peugeot, Citroën, Caixa Telemática Autônoma, assistência geolocalizada.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

Mobility Now

ABTV

Mobility Now