Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 10/02/2012 | 10h50

Uruguai acusa Argentina de desacato ao Mercosul

Chanceler uruguaio queixa-se de dificuldades com o país vizinho

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB O chanceler do Uruguai, Luis Almagro, afirmou que a Argentina vem aplicando restrições alfandegárias contrárias às normas de comércio estabelecidas pelo Mercosul ao impor medidas protecionistas que limitam a entrada de produtos do bloco. As informações são da agência Reuters.

“As medidas adotadas pela Argentina e a acumulação das mesmas vão contra o consenso do Mercosul”, queixou-se Almagro no Parlamento, que solicitou ao chanceler que desse explicações sobre as gestões oficiais a fim de destravar o comércio com o país vizinho.

Os setores de veículos, autopeças, motos, bicicletas, maquinário, produtos de metal, têxteis e calçados, entre outros, vêm sendo afetados. A Argentina, que suspendeu a importação de vários artigos para proteger sua indústria, passou também a exigir novos trâmites que limitam e atrasam a entrada de produtos no país.

Ante as reclamações dos empresários, exportadores e a oposição política, o Uruguai havia decidido formar uma delegação de técnicos, que viajaria para negociar bilateralmente o fim das restrições. Na noite de quarta-feira, a Argentina comunicou às autoridades uruguaias que havia acertado a libertação de 93 novas licenças de importação atrasadas, por um montante de US$ 4,7 milhões.

O Brasil, que integra o Mercosul ao lado de Argentina, Paraguai e Uruguai, iniciou conversações com Buenos Aires em razão de entraves que também estão sendo aplicados à sua indústria.



Tags: Uruguai, Argentina, Mercosul, chanceler, Luis Almagro.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now