Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 15/02/2012 | 06h54

Fiesp: indústria de transformação avançará 1,5%

Entidade projeta 2,6% de crescimento do PIB em 2012

Agência Brasil

Elaine Patricia Cruz, Agência Brasil

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) estima que a indústria de transformação vá crescer em torno de 1,5% em 2012 ou ainda abaixo desse percentual. O dado foi apresentado na terça-feira, 14, pelo diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp, Paulo Francini, durante divulgação do índice de nível de emprego na indústria paulista.

Foi mantida a projeção, feita no ano passado, de crescimento de 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano, menor que a prevista pelo governo, em torno de 4,5%.

Segundo Francini, a expectativa da Fiesp para o nível de emprego este ano “também não é otimista”. “Se for configurado um crescimento de 1,5% para a indústria de transformação, o nível de emprego talvez tenha uma avaliação positiva de 0,5%. Um resultado muito ruim”, disse ele, à Agência Brasil.

O diretor destacou que o panorama ruim projetado para a indústria paulista este ano é resultado “da sequência de um quadro, que tem se mantido, de forte agressão à produção doméstica”. Segundo ele, o câmbio tem facilitado a entrada de produtos importados no país, em detrimento da produção nacional. “Continuamos tendo uma moeda sobrevalorizada, convivendo em um mundo que está em disputa ferrenha por mercados e utilizando as moedas como instrumento de penetração em mercados externos”, observou.

Em janeiro, o nível de emprego na indústria paulista apresentou leve crescimento de 0,03% em comparação a dezembro, com a criação de 500 vagas, sem considerar o ajuste sazonal. Com o ajuste, houve queda de 0,18% no nível de emprego na indústria de São Paulo.



Tags: Fiesp, PIB, Paulo Francini, indústria de transformação, emprego.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now