Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 12/04/2012 | 08h10

Em 2013, reposição só com peças certificadas

Alerta é do Grupo de Manutenção Automotiva, na Automec

Redação AB

Redação AB

A certificação de autopeças para a comercialização no mercado de reposição, obrigatória a partir de 1º de janeiro de 2013, é um dos temas em destaque na Automec dos Pesados, que ocorre no Anhembi, em São Paulo, de 10 a 14 de abril. O órgão responsável pela avaliação será o Instituto da Qualidade Automotiva - IQA, que é certificado pelo Inmetro.

O Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), constituído pelo Sindipeças, Andap/Sicap, Sincopeças-SP e Sindirepa-SP, que representam o setor da reposição automotiva, assegura que o maior desafio para levar o programa adiante foi vencido com a elaboração da portaria que determina a obrigatoriedade da certificação. Fazem parte da lista de peças amortecedores de suspensão; bombas elétricas de combustível para motores do ciclo Otto; buzinas ou equipamentos similares utilizados em veículos rodoviários automotores; pistões de liga leve de alumínio; pinos e anéis de trava (retenção); anéis de pistão; bronzinas; lâmpadas para veículos automotivos.

Com a certificação em vigor, as peças terão o selo do Inmetro e o consumidor poderá consultar na internet as fabricantes certificadas. Os pontos do varejo terão até 2014 para vender as peças com o selo.

“A certificação deverá inibir o comércio de peças de procedência duvidosa”, afirma Mario Guitti, superintendente do IQA. Já Antônio Carlos Bento, coordenador do GMA, observa que este é o momento de conscientizar o varejo e as oficinas para a obrigatoriedade do selo do Inmetro no prazo estipulado.



Tags: IQA, certificação, autopeças, Sindipeças, Andap, Sincopeças, Sindirepa, GMA.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now