Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 28/05/2012 | 12h51

Vendas de cotas para veículos crescem 6,5%

Setor representou 89,3% dos consórcios

REDAÇÃO AB

As vendas de cotas de consórcio para aquisição de veículos cresceu 6,5% no primeiro quadrimestre do ano na comparação com igual período de 2011, para 718,4 mil unidades, volume que representou 89,3% do total de cotas vendidas pelo sistema de consórcio em todo o País no período, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 28, pela Associação Brasileira de Administração de Consórcios (Abac).

O grupo veículos, que inclui automóveis e utilitários, comerciais pesados, como caminhões ônibus, semirreboques, tratores, implementos e motocicletas, encerrou o período acumulado até abril com 4,13 milhões de participantes, crescimento de 14,1% sobre mesmo período de 2011, quando o número de consorciados era de 3,62 milhões. Neste ano, o número de participantes com a oportunidade de comprar bens chegou a 363,7 mil, alta de 16,1% na mesma base de comparação.

Do total de cotas comercializadas neste grupo em quatro meses, 62% ou 444 mil unidades foram para a aquisição de motocicletas, volume 7% acima do registrado em igual intervalo de 2011, o maior índice de crescimento entre todos os outros segmentos do grupo de veículos. O número de participantes também cresceu 7% no período e os contemplados somaram 236,5 mil.

Já para veículos leves e utilitários houve alta de 6,4% nas vendas de cotas, para 261 mil unidades, a um valor médio de R$ 42,6 mil. Enquanto o número de participantes fechou abril em 1,65 milhão, o de contemplados superou o do ano passado em 30%, para 116,8 mil consorciados que retiraram seus bens.

O efeito Euro 5 também afetou o consórcio para o segmento de veículos pesados, o único a registrar queda nas vendas: 5,2% menos que no intervalo janeiro-abril 2011, para 13,4 mil cotas. O valor médio fechou em R$ 149,3 mil, aumento de 5% na mesma base de comparação.



Tags: Consórcio, ABAC, cotas, contemplados.

Comentários

  • wilian

    Adquiri um carro 0km em 2011 no consorcio, melhor forma para aquisição de veiculo.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now