Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Sustentabilidade | 26/06/2012 | 18h56

Toyota e Honda lideram ranking de marcas verdes

Relatório da Interbrand avalia prática ambiental e percepção do consumidor

REDAÇÃO AB

O setor automotivo foi destaque no relatório anual Melhores Marcas Verdes Internacionais, elaborado pela Interbrand a partir de dados de desempenho da Deloitte. A Toyota ficou em primeiro lugar no ranking. Honda, Volkswagen, BMW, Ford, Mercedes-Benz, Hyundai e Nissan também garantiram colocação entre as mais sustentáveis.

Para eleger as mais verdes, o estudo se baseia na prática ambiental corporativa e na percepção dos consumidores sobre a marca. Além de um bom desempenho sustentável, as empresas devem gerar boa impressão. “De outra forma, os esforços da marca nessa área poderiam servir como um recurso subutilizado”, aponta Jez Frampton, CEO Internacional da Interbrand, em comunicado.

Nesse contexto, os investimentos das marcas automotivas estão ganhando reconhecimento. O setor corre para se adequar a regras de emissões cada vez mais rígidas, aumentar a eficiência dos veículos e reduzir o impacto deles no meio ambiente.

MARCAS MAIS VERDES

A Toyota foi apontada como a mais verde pelo segundo ano consecutivo. A experiência de produzir e vender carros ecológicos, como o híbrido Prius, e o esforço para tornar as fábricas mais sustentáveis foram os principais motivos para o reconhecimento. A pesquisa aponta que a preocupação com o meio ambiente é prioridade da companhia japonesa desde o início dos anos 90. Na época a empresa ampliou a oferta de carros mais verdes e começou projetos para reduzir anualmente o consumo de energia e água.

A também japonesa Honda é a terceira colocada do ranking. Segundo o relatório, a preocupação com sustentabilidade faz parte da filosofia da organização. No último ano ela conseguiu ainda tornar essas ações mais perceptíveis ao consumidor. A montadora avança para lançar a versão elétrica do Fit no ano que vem, com a promessa de que a bateria do carro suportará um recarregamento mais rápido.

A Volkswagen aparece no relatório em quarto lugar. A companhia tem a meta de ser a mais lucrativa e sustentável do setor até 2018. Para concretizar o objetivo, a fabricante melhora de 10% a 15% o consumo de combustível em cada nova geração de veículos lançada. Outra ação importante é reduzir em 25% o impacto ambiental de suas plantas nos próximos seis anos. A empresa tem um investimento global de US$ 700 milhões em sustentabilidade e nomeou ainda um chefe operacional para a área de meio ambiente, energia e novos negócios.

O relatório aponta a BMW como décima colocada entre as mais verdes, com atitudes crescentes mas ainda sem que o público tenha conhecimento de todas elas. No ranking aparecem ainda Ford (15ª colocada), Mercedes-Benz (16ª), Hyundai (17ª) e Nissan (21ª).

Marcas verdes



Tags: marcas, verdes, Interbrand, Toyota, Honda, relatório.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now