Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 03/07/2012 | 18h39

Com IPI reduzido, média diária superou 17 mil veículos

Para Fenabrave, alta não salvará o ano

GIOVANNA RIATO, AB

A redução do IPI para o setor de veículos, anunciado pelo governo no fim de maio, conseguiu aquecer as vendas do último mês. A Fenabrave, federação dos distribuidores de veículos, aponta que a média diária de emplacamentos saltou de cerca de 13 mil unidades em maio para mais de 17 mil unidades/dia em junho, com elevação de 35,3%.

“Descontamos um período de 20 dias logo após o anúncio, quando os licenciamentos despencaram porque muitos pedidos foram refeitos e depois aceleraram rapidamente com o retorno desse fluxo de compras”, explicou Flávio Meneghetti, presidente da entidade, durante coletiva de imprensa na terça-feira, 3.

O executivo aponta que a alta nas vendas refletiu rapidamente no nível de estoques, que caiu de 39 para 27 dias. Foram emplacados 353,2 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no mês, conforme antecipado por Automotive Business (leia aqui). O volume representa crescimento de 22,8% sobre o mês anterior e de 16% na comparação com o resultado anotado há um ano. No acumulado, as vendas somam 1,71 milhão de veículos, com retração de 1,1% sobre o anotado entre janeiro e junho de 2011.

Apesar da rápida expansão verificada no último mês, os incentivos concedidos pelo governo não serão capazes de salvar o resultado do ano. A Fenabrave reduziu as expectativas e espera queda de 0,5%, para 3,61 milhões de emplacamentos (leia aqui). A aceleração dos negócios pode ser apenas reflexo imediato dos incentivos do governo. As famílias brasileiras já tem parte importante da renda comprometida com outras dívidas e, portanto, terão dificuldade para voltar a comprar veículos apesar das medidas.

Confira abaixo o desempenho por segmento:

Leves
O emplacamento de veículos leves somou 340,7 mil unidades em junho, com alta de 24,1% no reajuste mensal e de 16% no anual. O segmento de automóveis puxou a evolução, com alta de 30,9% na comparação com maio e de 23,6% sobre o mesmo mês de 2011, para 274,6 mil unidades. Com 66 mil veículos, as vendas de comerciais leves cresceram em ritmo menor, de 2,1% em relação ao mês anterior, e de 1,8% na comparação com o resultado registrado há um ano.

Pesados
Os emplacamentos de caminhões chegaram a 10,6 mil unidades em junho, em queda de 0,9% na comparação com maio e de 27,6% sobre o mesmo mês do ano passado. As vendas de ônibus tiveram baixa mais expressiva, de 21,8% na comparação mensal e de 31,5% na anual, para 1,8 mil unidades.

Confira os resultados do mercado de veículos em vídeo:



Tags: veículos, mercado, Fenabrave, vendas, IPI.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now