Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Trabalho | 27/07/2012 | 11h01

Governo cobra manutenção de empregos na indústria

Dilma pressiona empresários em contrapartida à redução de IPI

AGÊNCIA BRASIL

A presidente Dilma Rousseff cobrou nesta sexta-feira, 27, dos empresários a contrapartida das medidas de incentivo ao consumo, como a garantia de empregos, em resposta à decisão do governo de reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os automóveis e a desoneração do tributo para os eletrodomésticos da linha branca e móveis. Dilma disse ainda que o governo faz estudos para promover uma série de desonerações. Mas não detalhou informações sobre o levantamento.

“Damos incentivos fiscais e financeiros e queremos retorno”, destacou Dilma, antes de almoçar com atletas brasileiros em Londres. “Não [queremos retorno] para nós, mas para o País inteiro, que é a manutenção do emprego. Damos incentivo para garantir emprego. Eles têm de saber que é por esse único motivo”, ressaltou.

A cobrança de Dilma ocorre no momento em que o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP) pede a interferência do governo para evitar demissões na fábrica da General Motors instalada na cidade.

No fim de maio, o governo federal reduziu o IPI para os carros – zerou no caso dos 1.0 – até 31 de agosto. Mas condicionou a medida à manutenção do nível de empregos no setor. Porém, na semana passada, a GM anunciou o plano de demissões na montadora em São José dos Campos, de cerca de 1,5 mil funcionários. A direção da montadora foi chamada a dar explicações no Ministério da Fazenda (leia aqui).

De acordo com a GM, o compromisso era com a manutenção do nível de emprego e vêm ocorrendo contratações em outras unidades da empresa em São Caetano do Sul (SP), Gravataí (RS) e para a futura fábrica de motores de Joinville (SC). Também informou ter contratado cerca de 2 mil pessoas no ano passado.

Dilma volta ao Brasil neste sábado, 28.



Tags: IPI, desoneração, emprego, GM, Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now