Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Legislação | 17/08/2012 | 15h55

Anfavea espera nova tributação esta semana

Vice-presidente Luiz Moan discutiu novo Regime Automotivo na sexta-feira com o governo

AGÊNCIA BRASIL

A regulamentação do novo Regime Automotivo pode sair na próxima semana, disse nesta sexta-feira, 17, o vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan. Ele participou de reunião com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, para discutir o detalhamento do novo modelo de tributação para o setor.

Segundo Moan, apesar de as montadoras e o governo ainda não terem chegado a um consenso, as discussões estão avançando. “O processo só pode ser acordado quando o pacote inteiro estiver concluído. Estamos caminhando para um consenso, mas não dá para aprovar [o detalhamento] do novo regime por partes”, declarou.

No encontro desta sexta-feira, informou Moan, a Anfavea continuou a negociar com o governo como serão avaliados os critérios de eficiência energética que permitirão o desconto de até dois pontos porcentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O vice-presidente da entidade disse que as metas deverão levar em conta o tipo de veículo que cada empresa vende, mas não podem seguir o modelo europeu, onde 40% dos veículos são movidos a diesel.

Para Moan, as metas de eficiência devem se basear na matriz energética brasileira, em que a maioria dos veículos de passeio usa motor flex e a utilização do diesel está restrita a veículos de carga e de transporte coletivo. “Não basta trazer os limites da Europa para o Brasil. Os cálculos estão sendo feitos. Esse é um dos principais motivos por que a eficiência energética está sendo discutida em várias reuniões”, disse.

Sobre uma possível prorrogação do IPI reduzido para os veículos, que acaba no fim do mês, Moan negou que a entidade tenha pedido ao Ministério da Fazenda que estenda o benefício. “Esse assunto não foi debatido hoje. Temos mais 13 dias de vendas e estamos nos fiando na palavra do ministro, que disse que não pensa em prorrogar. Até o momento, não pedimos, nem pensamos nisso”, destacou.



Tags: Regime automotivo, Anfavea, Ministério da Fazenda, IPI.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now