Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Lançamentos | 31/08/2012 | 12h14

Volkswagen estende motor 1.0 TEC ao Fox

Mudança resulta em até 3% de economia de combustível

REDAÇÃO AB

Depois de ter atualizado a motorização dos novos Gol e Voyage, a Volkswagen estendeu ao Fox o propulsor 1.0 TEC, sigla de Tecnologia para Economia de Combustível. A mudança resultou em redução de consumo em até 3%. O motor atualizado também é flexível e manteve os 76 cv quando abastecido com etanol e 72 cv com gasolina.

O 1.0 TEC emprega uma nova unidade de controle eletrônico (ECU) herdada de modelos europeus, bem mais moderna. A VW também implantou um sistema de partida a frio mais eficiente, com injeção de gasolina mais próxima às válvulas de admissão e um solenoide de alta precisão para controlar a injeção desse combustível, que agora ocorre de modo sincronizado com o motor.

A montadora também reduziu as perdas por atrito com válvulas mais leves, mudou a constante elástica das molas, alterou diversos retentores (do comando, das próprias válvulas e do virabrequim) e aplicou uma camada de carbono nas saias dos pistões. Parte da melhoria em baixas rotações vem de um novo coletor de admissão. Os bicos injetores foram revistos.

Segundo a VW, o spray melhorou e com ele a formação da mistura ar-combustível. O sistema de ignição também é novo. Agora há uma bobina para cada vela, o que eliminou as perdas elétricas que ocorrem quando se usam cabos.

Segundo a montadora, o Fox 1.0 TEC acelera de 0 a 100 km/h em 14,1 segundos e atinge 160 km/h (resultados obtidos com etanol). O motor VW 1.6 foi beneficiado apenas com parte das mudanças do 1.0. Também passou a utilizar válvulas mais leves, retentores com menores índices de atrito para válvulas e virabrequim e mudanças na unidade de controle eletrônico.



Tags: Volkswagen, VW, montadora, 1.0 TEC, motor, flexível.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now