Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Trabalho | 25/09/2012 | 18h17

GM: Caravana do Emprego chega a Brasília, DF

Trabalhadores entregaram reivindicações à Presidência

MÁRIO CURCIO, AB

A Caravana do Emprego, que saiu nesta segunda-feira de São José dos Campos (SP) levando trabalhadores da General Motors, chegou a Brasília. Nesta terça, 25, os metalúrgicos rumaram à Praça dos Três Poderes. Eles foram recebidos pelo assessor especial da Presidência da República, Delcimar Íris Martins, e entregaram uma pauta de reivindicações. Dois ônibus com 86 trabalhadores levaram faixas e bandeiras para a frente do Palácio do Planalto.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região pede à presidente da República, Dilma Rousseff, que proíba por medida provisória demissões nos casos de empresas que façam importações, como ocorre com a GM. Pela manhã, os trabalhadores realizaram manifestação em frente à Embaixada dos Estados Unidos para pedir ao governo norte-americano que intervenha a fim de preservar empregos da GM no Brasil e na Colômbia.

Esta semana, o sindicato terá nova rodada de negociação com a GM para tentar um acordo que afaste de vez a possibilidade de demissão em massa. Segundo a entidade, apesar de os diálogos já terem começado há mais de um mês, até agora não houve avanço em relação à manutenção dos empregos.

Desde agosto, 940 trabalhadores do setor MVA (sigla para Montagem de Veículos Automotores) da GM de São José dos Campos estão em lay-off, suspensão temporária do contrato de trabalho. Outros 900 permanecem ativos, produzindo o Chevrolet Classic. Contudo, esse modelo também é feito em outras fábricas e por isso poderá ter sua fabricação interrompida naquela unidade, resultando em 1.840 dispensas.



Tags: Caravana do Emprego, São José dos Campos, Brasília, Delcimar Íris Martins, Dilma Rousseff, sindicato.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now