Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Máquinas | 05/10/2012 | 18h25

Vendas de máquinas agrícolas caíram 3,7%

No acumulado do ano, houve alta de 0,5%

CAMILA FRANCO, AB

O setor de máquinas agrícolas vendeu em setembro 6.248 unidades no atacado, queda de 3,7% em relação a agosto. Em comparação a setembro de 2011, porém, houve alta de 5,5%. No acumulado do ano, o segmento apresentou crescimento de 0,5%, para 50,2 mil unidades. Milton Rego, vice-presidente da Anfavea, associação que reúne os fabricantes de veículos, ressalta que setembro foi o primeiro mês em que o saldo do acumulado do ano ficou positivo. Ele atribui o resultado a redução do PSI de 5,5% para 2,5%, no início de setembro. “As novas taxas do PSI deram fôlego aos produtores e o ano de 2012 vai ser melhor do que esperávamos.”

Em setembro, a comercialização de colheitadeiras foi a que apresentou maior alta, de 29,5%, em relação a agosto, para 536 unidades. No mês foram vendidos 5,1 mil tratores de rodas, 90 tratores de esteiras, 84 cultivadores motorizados e 378 retroescavadeiras.

No acumulado ano, o crescimento mais expressivo, de 22,4%, foi de cultivadores motorizados, para 1,1 mil unidades. Tratores de rodas apresentou alta de 1,1%; tratores de esteiras, de 3%; e colheitadeiras, de 11%. Retroescavadeiras, na contramão, teve retração de 19,5% de janeiro a setembro em relação ao mesmo período de 2011.

Com os resultados obtidos em setembro, a Anfavea prevê fechar o ano com pouco mais de 65 mil máquinas vendidas no mercado interno e 18 mil no externo, sem crescimento em relação ao ano passado. “Estamos mais otimistas. No começo do ano esperávamos cair em relação a 2011 e agora já prevemos um crescimento de 0% para cima”, diz Milton Rego.

PRODUÇÃO

A produção de máquinas agrícolas em setembro atingiu 6.486 unidades, queda de 14% em relação a agosto e de 6,5% ante setembro de 2011. No acumulado do ano, contudo, o setor teve alta de 2,5%. Foram fabricados pouco mais de 5 mil tratores de rodas, 228 tratores de esteiras, 168 cultivadores motorizados, 453 colheitadeiras e 566 retroescavadeiras. A expectativa para produção de máquinas agrícolas está em 81,5 mil unidades.



Tags: Anfavea, máquinas agrícolas, vendas, produção, PSI, Milton Rego.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now