Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Elétricos | 27/11/2012 | 17h36

Eletra vende 20 trólebus à Metra

Ônibus percorrerão corredor que liga municípios do ABC à capital paulista

REDAÇÃO AB

A Eletra, empresa brasileira especializada em tecnologia de tração elétrica para transporte urbano, fechou a venda de 20 novos trólebus para a Metra, empresa concessionária do Estado de São Paulo responsável pela operação do corredor ABD, que liga os municípios do ABC à capital paulista. Os ônibus que serão entregues a partir de janeiro de 2013 são articulados, têm 18 metros de comprimento e montados sobre chassi urbano Mercedes-Benz O-500 UA com piso baixo. A carroceria é Caio e serão equipados com motor elétrico Weg e baterias Moura.

Os veículos são equipados com sistema elétrico autônomo, que permitem ao veículo percorrer até 5 quilômetros desconectado da rede elétrica aérea. A gerente comercial da Eletra, Iêda Maria Oliveira, ressalta a vantagem do sistema. “Normalmente, as quedas de energia ocorrem nas subestações localizadas a cada 1 quilômetro de distância. Assim, caso ocorra qualquer intervenção, seja provocada por um acidente de trânsito ou a simples interrupção da transmissão de energia, o veículo baixa as alavancas e segue até a próxima subestação.”

Por serem elétricos, os trólebus não emitem gases poluentes e tem o ruído reduzido em até 60% na comparação com um ônibus convencional. Por meio do sistema de frenagem elétrica, os veículos regeneram a energia para acumular nas baterias. Todo o sistema tem gerenciamento eletrônico, incluindo a aceleração. Os modelos terão acesso para pessoas com mobilidade reduzida, além de ar-condicionado e tomadas elétricas para conexão de celulares, tablets ou notebooks.



Tags: Trólebus, ônibus, Eletra, Mercedes-Benz, Caio, Weg, Moura, baterias.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now