Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 30/11/2012 | 02h40

Thomas Schmall também crê em desaceleração

Assim como Carlos Ghosn, da Renault Nissan, presidente da VW acredita em crescimento de apenas 2% em 2013

MÁRIO CURCIO, AB | De Campinas (SP)

Durante a última reunião do ano entre a Volkswagen e os jornalistas, o presidente da companhia no Brasil, Thomas Schmall, repetiu a estimativa de crescimento menor do mercado automotivo nacional em 2013. Assim como o presidente mundial da Aliança Renault Nissan, Carlos Ghosn (leia aqui), Schmall estima alta de apenas 2% no ano que vem.

Eles não estão sozinhos. Durante o lançamento do carro compacto J2 na terça-feira, 27, o presidente da JAC Motors do Brasil, Sérgio Habib, revelou expectativa pouco mais otimista, de 3%. Tanto Schmall quanto Habib citaram como motivos para a desaceleração a antecipação de compras no fim de 2012 em razão do provável fim da redução do IPI e a alta dos preços de modelos mais acessíveis, que passarão a trazer mais equipamentos de segurança em 2013 por causa da legislação vigente.

“Airbag e ABS aumentam custos. Com isso perdemos clientes na entrada. E janeiro e fevereiro já são meses mais fracos”, afirma o executivo da VW. Neste ano, as vendas internas de janeiro a outubro superaram em 10,8% o mesmo período do ano passado.

Schmall não quer a VW do Brasil forte apenas no mercado interno. Ele deseja reforçar a posição da empresa como a maior exportadora de carros instalada no Brasil. Para o presidente da VW, a segunda fase do Inovar-Auto deve favorecer a exportação com incentivos e redução dos custos na cadeia. A Volkswagen do Brasil acaba de comemorar o feito de 3 milhões de unidades exportadas para 147 países desde 1970 (veja aqui).

Sobre a produção de um novo carro pequeno no Brasil, Schmall mantém a postura adotada desde o ano passado. Quando alguém pergunta sobre o Up!, ele brinca e diz: “Como? Up!? Não ouvi direito. Essa sala tem uma acústica ruim!” É possível que guarde o anúncio para o ano que vem, quando a montadora comemora 60 anos no Brasil.



Tags: Volkswagen, VW, Thomas Schmall, Aliança Carlos Ghosn Renault Nissan.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now