Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 04/12/2012 | 19h31

MWM foca em segmentos agrícola e de construção

Fabricante prevê crescimento de 20% no fornecimento para máquinas em 2013

SUELI REIS, AB

A ampliação das visitas nas principais feiras e exposições do segmento de veículos off-road (fora de estrada), como máquinas agrícolas e de construção, surtiu efeito nos negócios da MWM International, que agora colhe o resultado da nova estratégia: o aumento de sua carteira de clientes para o segmento. A empresa anunciou seu mais novo contrato no setor, o início do fornecimento de motores para a Budny, fabricante de máquinas e equipamentos agrícolas, que inaugurou sua unidade industrial em Içara (SC), no fim do mês passado.

Com o acordo a MWM entregará 4,6 mil propulsores no período de cinco anos, a partir de janeiro de 2013, que serão produzidos na planta localizada na capital paulista. Serão fornecidos os dois motores MaxxForce 3.0A e MaxxForce 4.0A, de três e quatro cilindros respectivamente, para equipar três modelos de tratores Budny, com potências de 62 cv, 83 cv e 103 cv.

Para o gerente de vendas, marketing, gerenciamento de programas e assistência técnica da MWM International, Thomas Püschel, o contrato com a Budny é apenas um dos resultados da nova estratégia. O executivo conta que outro novo negócio de fornecimento gerado pela sua aproximação dos clientes foi o da LS Mtron, empresa sul-coreana que está construindo uma fábrica de tratores em Santa Catarina (leia aqui).

“A nossa participação em feiras serviu para alavancar as oportunidades no segmento off-road. Apresentamos como vantagem o desenvolvimento 100% local, o que é um atrativo principalmente para as newcomers, que buscam por aumento do índice de nacionalização.”

O segmento off-road representa 25% da produção anual da companhia, que mantém três fábricas na América do Sul: a de São Paulo, Canoas (RS) e uma na província de Córdoba, Argentina, que em 2003 deixou de fazer motores para fabricar apenas produtos de usinagem. Püschel revela que a oportunidade no segmento também surgiu no país vizinho e que com isso retomará a produção de motores a partir do próximo ano. “As exigências do governo argentino por produção local também ajudou a retomar as atividades completas da nossa planta em Jesús María”, disse.

No Brasil, Püschel destaca potencial aumento na demanda agrícola e lembra da expectativa de safra recorde de grãos prevista para este ano, de 180 milhões de toneladas. O setor industrial também está contemplado nas estratégias da MWM: ele revela que a empresa aguarda com os clientes as licitações em curso, que demandarão novas máquinas e equipamentos. Também estão em negociações avançadas de novos negócios de fornecimento no segmento de construção, o que deve ser divulgado em até dois meses.

Para 2012, a empresa projeta aumento de 13% do volume de motores destinados aos clientes fabricantes de veículos fora de estrada, índice que deve subir para 20% em 2013, considerando apenas mercado interno. Para seu atendimento, a empresa foca em aumento da rede, que até o fim deste ano deve somar 450 pontos.

EXPORTAÇÕES

Além de reforçar sua imagem e participação no mercado brasileiro, a MWM International foca no global business, trabalho que corresponde à sua expansão nos mercados globais. Püschel diz que as exportações representam 13% da produção nacional. “É um volume de extrema importância considerando o cenário internacional atual”, disse. A fabricante contabiliza cerca de 100 clientes, entre os nacionais e de exportação.

Os produtos brasileiros são enviados para mais de 30 países, considerando toda a linha de motores, incluindo aqueles para o segmento off-road. Seus principais mercados são México, Europa, Coreia do Sul e Turquia, sendo que esses dois últimos já fecharam toda a programação de produção para o ano de 2013.



Tags: MWM International, off-road, fora de estrada, motores, máquinas agrícolas, máquinas de construção, tratores.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now