Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Conjuntura | 20/12/2012 | 17h21

Confiança do consumidor cai 1,5% em dezembro

Índice aponta pessimismo com inflação, renda pessoal, desemprego e compra de bens

REDAÇÃO AB

Após crescer por dois meses consecutivos, a confiança do consumidor recuou 1,5% em dezembro na comparação com novembro, atingindo 115,2 pontos, informa o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na quinta-feira, 20. Com relação a dezembro do ano passado, o índice cresceu 1,6%.

Cinco dos seis itens que compõem o INEC tiveram variação negativa sobre novembro. O de expectativa de inflação caiu 1,03%, significando que os consumidores estão mais pessimistas sobre a evolução dos preços nos próximos seis meses. O recuo que aponta a situação financeira foi de 2,3%, o que demonstra avaliação mais negativa dos consumidores sobre suas finanças. A expectativa de compra de bens de maior valor caiu 1,3%, o que segundo a pesquisa, indica que que o aumento das compras desses bens está menos disseminada, enquanto a perspectiva de renda pessoal para os próximos seis meses baixou 0,3%.

A expectativa do desemprego foi o item com a maior queda, 5,1%, e mostra que cresceu o temor do desemprego nos próximos seis meses. Por fim, apenas o indicador de endividamento cresceu 0,7%, para 108,1 pontos.

O INEC foi realizado pelo Ibope com 2.002 pessoas em 142 municípios entre os dias 6 e 9 de dezembro.



Tags: confiança, consumidor, inflação, CNI, renda, finanças, desemprego.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now