Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 20/12/2012 | 20h30

Foton também montará caminhões no Brasil

Importadora assina com matriz, na China, contrato que permite construção de fábrica

REDAÇÃO AB

A Foton Aumark do Brasil, representante da Beiqi Foton Motor, fabricante chinesa de veículos, oficializa sua entrada na indústria brasileira: seus representantes assinaram no último sábado, 15, em Pequim, China, o contrato que permite a construção de uma fábrica para a montagem de caminhões.

Segundo comunicado divulgado na quinta-feira, 20, a construção terá início em 2013, mas não há definição sobre o local da unidade, que será de responsabilidade da Foton Aumark. As empresas não revelaram valor de investimento ou detalhes sobre capacidade produtiva.

Vale lembrar que a Foton Aumark, liderada pelo ex-presidente do BNDES, Luiz Carlos Mendonça de Barros, representa apenas a divisão de caminhões da fabricante chinesa. Outra operação no Brasil, a Foton Motors, representa a divisão de veículos de passageiros, como micro-ônibus e vans: esta já havia anunciado sua intenção de construir fábrica no Brasil, em Camaçari (BA), com investimento inicial de US$ 300 milhões (leia aqui).

No caso da Foton Aumark, durante a última edição da Fenatran, em 2011, seu presidente, Mendonça de Barros, havia confirmado a intenção da matriz em ter fábrica no Brasil, mas que a importadora não participaria do investimento. Na ocasião, a empresa negociava com alguns Estados, como Goiás e Pernambuco: na época, São Paulo declarava interesse pela disputa de quem abrigaria a fábrica (leia aqui).



Tags: Foton Aumark, Beiqi Foton Motor, Foton Motors, Luiz Carlos Mendonça de Barros.

Comentários

  • Antonio Dadalti

    Com a chegada do Orlando Merluzi na Foton eu tinha certeza que esta empresa teria um novo impulso no Brasil. Parabéns ao Orlando pela ousadia e empreendedorismo. Abraços Antonio Dadalti

  • Jorbson Moreira

    Boa tarde Acredito que para o setor automotivo como um todo vai ser de grande valia a vinda dessa empresa. Ela detém uma fatia importante do mercado mundial, e tem a chance de expandir no Brasil, principalmente para o desenvolvimento do estado da Bahia. Sejam bem vindos!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now