Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Certificação | 08/01/2013 | 15h55

Inovar-Auto infla inscrições no programa de etiquetagem veicular

Mais 15 empresas aderem ao programa e inscrevem mais 143 modelos

SUELI REIS, AB

Com as exigências do Inovar-Auto que prevê a inscrição de empresas no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE) para habilitar-se ao novo regime automotivo, a adesão saltou de 10 inscritos em outubro de 2012 para 25 no início deste ano, segundo o relatório divulgado este ano pelo Inmetro. A etiquetagem veicular mede a eficiência energética e mostra a classificação dos carros numa escala com notas que vão de A até E, sendo A para o menor consumo. Além dos 15 novos inscritos, foram incluídos mais 143 veículos, totalizando 327 modelos que tiveram seus níveis de consumo avaliados.

Todas as dez marcas que inscreveram seus carros em 2012 voltaram a participar do programa este ano: Citroën, Fiat, Ford, Honda, Hyundai, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen. As novas inscritas são Audi, Changan, Dodge, Haima, JAC, Jeep, Lexus, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Rely, Smart, Ssangyong, Suzuki e Volvo.

A lista do Inmetro conta também com mais três categorias, que dividem os modelos por tamanho: além das já existentes (subcompacto, compacto, médio, grande, utilitário esportivo e fora de estrada) foram incluídas minivan, comercial e carga/derivado.

Outra novidade é a inclusão, a partir deste ano, das informações de emissão de dióxido de carbono (CO2) de cada veículo, também exigência do Inova-Auto, cuja medida é dada por g/km (gramas por quilômetro).

Entre as novas inscritas, duas já têm fábricas no Brasil, Mitsubishi e Suzuki, ambas em Catalão (GO); outras duas já definiram locais e investimentos para erguer suas plantas aqui, JAC, em Camaçari (BA), e Nissan, em Resende (RJ). No caso de Changan, Ssangyong e Haima, a importadora Districar anunciou em 2012 sua intenção de construir uma unidade em Linhares (ES), para abrigar as três marcas, enquanto a Audi informou que definiria este ano seus planos de produzir ou não no Brasil.

Veja a classificação completa dos modelos aqui.



Tags: Etiquetagem veicular, consumo, eficiência energética, Inovar-Auto, regime automotivo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now