Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 22/02/2013 | 12h51

Produção industrial dá sinais de recuperação

Empresas de grande porte impulsionam maior atividade

REDAÇÃO AB

Após cair em dezembro, a produção industrial apresentou sinais de recuperação em janeiro, segundo a Sondagem Industrial divulgada na sexta-feira, 22, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a pesquisa, a atividade ficou em 48,6 pontos no mês passado contra 41,2 pontos registrados em dezembro de 2012. O indicador está mais elevado do que há um ano, quando ficou em 45 pontos, ainda assim, está abaixo da marca de 50 pontos. Pelos critérios da CNI, os indicadores variam de zero a 100 e valores acima de 50 mostram evolução positiva.

Os empregos subiram 1,3 ponto entre dezembro e janeiro, para 48,7 pontos. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) se manteve com média de 70% em janeiro, o mesmo índice de dezembro. Na indústria geral, os estoques ficaram em 49,2 pontos, em dezembro, a indústria trabalhou com 50,4 pontos. Já nas grandes empresas, o nível da UCI subiu um ponto porcentual, para 74%, e também houve aumento no número de empregados, que ficou em 50,2 pontos. Os estoques se aproximaram dos níveis ideais, ficando em 50,8 pontos em janeiro contra 52,1 pontos em dezembro. Segundo a sondagem, o nível ideal de estoque é de 50 pontos.

Já as pequenas empresas continuaram com declínio em janeiro na produção, para 42,9 pontos, no emprego, para 46,2 pontos, e a média da utilização da capacidade fechou em 63% enquanto em dezembro era de 65%.

As expectativas para os próximos seis melhoraram este mês, principalmente devido às exportações, atingindo 53,9 pontos, 2,1 pontos acima das expectativas manifestadas em janeiro. Sobre a demanda, houve aumento de 58,4 pontos de janeiro para 59,8 pontos. Também subiu o número de empregados em 1,2 pontos, para 53,5.

A Sondagem Industrial foi realizada entre 1º e 18 de janeiro, com 1.817 empresas, das quais 472 de grande porte, 692 médias e 653 pequenas.



Tags: CNI, Indústria, produção industrial, utilização capacidade instalada, empregos, estoques.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now