Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 27/02/2013 | 10h40

Audi Quattro alcança 5 milhões de unidades

Tração integral da fabricante alemã estreou em 1980, durante o Salão de Genebra

REDAÇÃO AB

A Audi comemorou com um A6 Allroad a produção de 5 milhões de veículos com sistema de tração Quattro. O carro saiu da fábrica de Neckarsulm, na Alemanha. Cerca de um quinto dos automóveis feitos ali recebe o sistema. Com o Quattro, a Audi tornou-se pioneira nos sistemas de tração integral para carros de passeio.

A origem, segundo a fabricante, vem do inverno de 1976-77, quando um grupo de engenheiros da montadora realizou test drives na neve, na Suécia. Um Iltis, modelo militar compacto da Volkswagen, viajou junto para fins de comparação. Apesar de ter apenas 75 cv, o veículo todo-terreno superou com facilidade os protótipos Audi, mais potentes, mas com tração dianteira apenas.

Poucas semanas depois, uma pequena equipe de engenheiros liderada por Ferdinand Piëch começou a desenvolver um carro com tração integral. A tecnologia estreou em 1980, no lendário modelo Quattro, um cupê com motor de 200 cv, durante o Salão de Genebra, na Suíça.

Hoje, somados todos os tipos de carroceria, motor e sistemas de transmissão disponíveis, são mais de 140 modelos diferentes. “O sistema Quattro é um dos pilares da marca e tem sido fundamental para nosso sucesso”, afirma o presidente do conselho administrativo da Audi AG, Rupert Stadler.



Tags: Audi, Quattro, Neckarsulm, A6 Allroad, Volkswagen, Iltis, inverno, Suécia, Salão de Genebra.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now