Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Powertrain | 29/04/2013 | 14h55

VW prepara câmbio de 10 marchas e motor diesel de alta performance

Presidente Martin Winterkorn anunciou tecnologias durante Simpósio de Viena

REDAÇÃO AB

O presidente mundial da Volkswagen, Martin Winterkorn, marcou presença no Simpósio de Motores de Viena, na Áustria, e decidiu abrir o jogo ao antecipar algumas das novas tecnologias de propulsão que o grupo alemão tem na manga para sair à frente dos concorrentes e também atingir o objetivo de reduzir as emissões de CO2 de novos veículos europeus para 95 g/km até 2020.

De acordo com o executivo, a fabricante está desenvolvendo uma nova transmissão automatizada com 10 marchas e dupla embreagem. O câmbio será uma evolução do atual DSG e terá uma relação 10:1. Isso significa que cada giro do motor será multiplicado em até 10 vezes pelo câmbio na transmissão de força para as rodas, tornando o carro mais eficiente e econômico.

Outra novidade será um motor a diesel de alta performance que promete ser um dos mais avançados do mundo. Segundo Winterkorn, o propulsor, capaz de gerar 138 cavalos de potência, terá sistema comando variável de válvulas e tecnologia de sobrealimentação, como turbocompressor ou compressor mecânico (supercharged).

Winterkorn aposta que novas tecnologias poderão conviver perfeitamente juntas no futuro. O executivo não precisou quando, mas disse que estas poderão variar desde motores de combustão interna altamente eficientes, passando por sistemas abastecidos por gás natural até veículos híbridos ou totalmente elétricos.

O presidente ressaltou que os motores de combustão interna existentes oferecem um grande potencial e não serão esquecidos: "Desde 2000, reduzimos o consumo de combustível dos nossos motores TDI e TSI em mais de 30%. Estou convencido de que até 2020 podemos alcançar novos aumentos de eficiência de cerca de 15%." Segundo ele, o design leve e inteligente, estratégias operacionais inovadoras, otimização dos níveis de atrito e do gerenciamento térmico do veículo contribuem para aperfeiçoar o processo de combustão.

A Volkswagen também vê futuro para o gás natural: "O motor a gás é ecológico, econômico e adequado para o uso diário. A tecnologia está totalmente desenvolvida e os veículos já estão no mercado." O melhor exemplo é o novo eco-up! – emite 79 gramas de CO2/ km.

Na visão ampla do líder da empresa, em breve veículos de todos os segmentos também poderão ser eletrificados. Os primeiros veículos elétricos do grupo a entrar em produção serão o Porsche Panamera e o Audi A3 e-tron, que serão seguidos por Golf e outros modelos, como Passat, Audi A6 e Porsche Cayenne.



Tags: Volkswagen, Martin Winterkorn, Seminário Viena, motor, transmissão.

Comentários

  • jose abadio ponciano

    parabenizo a vw por continuar a ser pioneira em alguns segmentos o produto e otimo e em alguns anos houve falhas em sua linha automotiva que deixou a desejar mas recentemente voltou a ser arrojada e mostrando ao publico que o slogan vw sempre esteve na frente dos produtos automobilisticos e com esta visão do mercado continuara em primeiro lugar este comentario e com conhecimento de causa pois fiz parte da rede por 38 anos vivendo o mercado hoje sou instrutor tecnico e baseio as minhas aulas em cima da tecnologia vw.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now